YouTube com tradução para mais de 100 idiomas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

É mais uma funcionalidade para o YouTube que agora é capaz de traduzir comentários em mais de 100 idiomas. A nova funcionalidade está disponível na aplicação para telemóveis e web e permite uma tradução instântanea dos comentários aos conteúdos.

A funcionalidade surge na forma de um botão por baixo de cada comentário. Desta forma, o utilizador pode traduzir apenas aquele comentário e alternar facilmente entre a tradução e o comentário, no seu idioma original.

O anúncio foi feito na conta Twitter do YouTube e vai estar disponível para equipamentos Android e iOS. Para oferecer um acesso fácil aos utilizadores, o novo botão de tradução está localizado ao pé das opções "gostar" e "não gostar", na caixa de cada comentário.

Português faz parte dos idiomas traduzidos

A língua portuguesa faz parte dos mais de 100 idiomas disponíveis, assim como o alemão, francês e até o bahasa, entre outros. Tal como o YouTube explica na sua página de Ajuda, os comentários são traduzidos para o idioma detetado automaticamente através da localização e língua materna do utilizador.

O YouTube expressa ainda que os comentários podem ser mostrados no "idioma mais adequado que pode ser diferente" daquele que está definido nas configurações. Por aqui, se percebe que a localização atual do utilizador é um factor importante.

Numa tentativa de aumentar o seu alcance global, nos últimos tempos o YouTube já estava a fazer a tradução automática de títulos de vídeos e respetivas descrições, durante a navegação dos utilizadores.

Mas agora com a nova funcionalidade, esta é uma opção que os utilizadores podem escolher utilizar. Por outro lado, esta será mais uma forma de a comunidade de utilizadores de YouTube espalhados pelo mundo comunicarem, sem a barreira da língua.

Editores 4gnews recomendam:

  • TikTok vs YouTube: público prefere vídeos curtos à plataforma da Google
  • Youtube Music chega ao Wear OS mas com um grande senão
  • YouTube testa o novo plano 'Premium' que estavas à espera!
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt