YouTube para Android poderá ter reprodução automática na página inicial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Na próxima vez que abrires a aplicação YouTube no teu Android não te admires se os vídeos ganharem vida de repente! Não te preocupes, é só o YouTube a testar uma nova função de reprodução automática para os utilizadores deste sistema operativo.

Neste momento a função ainda não terá chegado a todos os utilizadores e terás também uma opção para desativar esta nova feature que tanto pode ser uma benção como uma autêntica...chatice consoante o tipo de conteúdos que costumes ver.

Vê ainda: d

A Google já tem uma sólida reputação e é bem conhecida por gostar de experimentar novas funcionalidades nas suas aplicações de vez em quando e sem aviso prévio. Um novo menu aqui um novo botão acolá, pequenos incrementos que a gigante tecnológica gosta de testar amplamente antes de decidir se as mudanças são para implementar ou não.

Alguns utilizadores já terão reportado a chegada desta funcionalidade que, na prática, entrará em ação quando estiveres a navegar (fazer scroll) pela página principal da App YouTube para Android. Os vídeos vão começar automaticamente a reprodução (mas sem áudio, está descansado!)

Reprodução automática de vídeos na App do YouTube para Android não inclui áudio

Esta reprodução automática não inclui som mas inclui legendas (quando aplicável) para que mesmo assim saibas de que se trata o vídeo antes de clicar mesmo nele para assistir na íntegra.

Agora, nesta "pré-visualização", (chamemos-lhe assim), os vídeos vão começar automaticamente a reproduzir o seu conteúdo, do início até ao fim (se tu deixares, claro).

Note-se que o primeiro vídeo na página inicial do YouTube vai começar automaticamente a reprodução logo que abres a App no teu Android e, à medida que vais descendo nesta página inicial, os vídeos seguintes começaram também eles a mostrar o seu conteúdo ao passo que os anteriores pausam a reprodução.

Vídeos cuja reprodução começa automaticamente sem a tua permissão vão sempre dividir as opiniões dos utilizadores. Se, por um lado, reconheço que tal característica possa aumentar a interação e o dinamismo de toda a App Android, por outro lado não deixa de ser um autêntico empecilho para outros utilizadores.

Algo semelhante já sucede nos vídeos do Facebook e, se quiseres, podes desativar esta "novidade". Para tal vai até ao ícone da tua conta (a foto), em Definições - Geral - Play (Reprodução) enquanto navegas e desativa esta opção. Terás ainda a opção para só ativar isto quando estiveres ligado a uma conexão Wi-Fi.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Tube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros assuntos relevantes:

O Samsung Galaxy Note 8 já consegue gravar QHD a 60fps

Huawei Mate 10 Pro poderá chegar acompanhado por smartpen

d na Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.