YouTube ajuda-te a encontrar as melhores partes dos vídeos com esta função

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O YouTube, a plataforma de vídeos da Google, acaba de introduzir uma nova funcionalidade que promete agilizar o consumo de multimédia para os utilizadores. Mais concretamente, avisará os espetadores das secções mais interessantes de cada vídeo.

Este aviso ou alerta visual estará presente na versão mobile, nas aplicações para Android e iOS (iPhone), bem como na versão web do YouTube para computadores. Assim, poderemos ver quais são os trechos mais repetidos e, como tal, favoritos em cada conteúdo.

YouTube apresentará os trechos "Mais Repetidos" em cada vídeo do YouTube

Acima vemos um exemplo da função "Most Replayed" já aplicada ao YouTube. Trata-se de uma implementação similar aos Capítulos, já presentes na plataforma, mas com a vantagem de indicar ao utilizador qual será a zona de maior relevo num qualquer vídeo.

Importa notar que este aviso aparecerá no topo da janela de reprodução de vídeo. Assim, com um vislumbre, o utilizador saberá quais os trechos em qualquer vídeo com mais repetições nas visualizações. Por norma, este é um indicador de conteúdo com mais interesse, ou zona fulcral da mensagem a ser transmitida.

Em suma, apesar de não ser uma função revolucionária, não deixa de ser algo cómodo para o utilizador. Sobretudo em plena era do TikTok com o nosso índice de atenção a estar limitado a 1 a 3 minutos, algo que se refletirá no tempo de permanência dos vídeos do YouTube daqui em diante.

Direto ao assunto, mas menor tempo de permanência no YouTube

Ao passo que para o utilizador será um recurso bem-vindo, para os criadores de conteúdo poderá trazer novos desafios. Uma vez que o utilizador pode simplesmente passar só para a área / trecho mais repetido e de maior interesse, a retenção e tempo de permanência poderão sofrer com esta alteração.

Não obstante, os Capítulos, já disponíveis no YouTube, também ajudavam o utilizador, bem como o criador de conteúdo a catalogar melhor as temáticas abordadas em cada vídeo. Agora, temos a cristalização desse sistema de organização com o novo recurso já em distribuição no YouTube.

Editores 4gnews recomendam:

  • Amazfit GTR 2 New Version é o novo smartwatch que vão querer comprar
  • Xiaomi vai lançar mais um equipamento no dia 24 de maio
  • OPPO Reno 8: confirmadas as especificações do smartphone Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.