A propósito do mais recente evento da Xiaomi em Munique, fomos desafiados pela marca a testar o Xiaomi Watch S4 de 41 mm. Este novo smartwatch é, na verdade, uma versão mais compacta do Xiaomi S4 de 47 mm que testámos e a marca tinha lançado em Portugal no primeiro trimestre de ano.
Por esta altura do 'campeonato', o modelo de 47 mm já se encontra na Xiaomi Store Portugal a 139,99 € e este novo modelo surge a 159,99 € no nosso país. Passámos um fim de semana com o Xiaomi Watch S4 41 mm para tentar perceber o que muda neste modelo.
A grande diferença está na abordagem de tamanho e estilo
O modelo de 47 mm tinha um estilo tradicionalmente mais masculino, para pulsos maiores. Este novo modelo foca-se em atrair um público mais feminino e com pulsos menores. Há uma clara diferença na abordagem, mesmo na escolha das cores e das braceletes, que mostram que este quer apelar a um público que procura requinte.
O tamanho aliado ao menor peso, fazem com que este seja um relógio mais agradável de usar para quem tem essas características como prioridade. Seja para usar no dia como para dormir, revelou-se um relógio mais confortável e amigo dos pulsos que pedem algo mais leve. O aço inoxidável ao invés de alumínio do modelo maior torna-o mais brilhante e expressivo, mas também mais perecível a dedadas.
Ecrã de grande qualidade e bom desempenho
Apesar de mais compacto, onde não sentirás que estás a perder é na qualidade do ecrã. É um painel com grande qualidade, com tecnologia AMOLED, taxa de atualização de 60 Hz e pico de brilho de 2200 nits. É fluido e bastante brilhante, mesmo quando andamos ao sol.
Em termos de desempenho, mantém-se a qualidade do modelo maior. Também aqui temos HyperOS 2, um sistema mais limitado face aos relógios com WearOS, mas que tem as suas benesses em termos de autonomia (lá iremos).
Temos aqui todos os sensores necessários para quem valoriza a saúde e bem-estar. Faz uma medição do sono que, com alguma aprendizagem, tende a ser precisa. Mas também faz outras medições importantes como batimentos cardíacos, SpO2 ou até da temperatura da pele.
Tem também GPS embutido, pelo que se fazes desporto é um bom relógio para o efeito. Não será o mais dedicado que vais encontrar, pois não é esse o seu foco. Mas será mais que suficiente para as medições habituais.
É sempre importante realçar a presença de microfone e coluna. Isto permite que possas receber e fazer chamadas a partir do relógio sem quaisquer problemas. O microfone é bom, mesmo quando afastamos o relógio para falar e a coluna também tem um volume elevado para ouvirmos quem nos liga.
Bateria e carregamento
A bateria deste modelo de 41 mm é de 320 mAh contra os 486 mAh do modelo de 47 mm. Embora tenhamos também um ecrã menor, isso acaba por fazer diferença na autonomia. Se no modelo maior a marca anunciava 15 dias de utilização típica, aqui a autonomia esperada é de 8 dias.
Pelos meus testes, podes esperar uma autonomia real entre os 4 e os 5 dias. Não é extraordinário, mas deves consegui-lo mesmo com algum exercício à mistura, mas com a opção de ecrã sempre ligado desativada. O carregamento é feito através de um carregador com 2 pins que, embora não seja o ideal, revela ter um forte magnetismo e imediatamente reconhece o relógio.
Para quem é o Xiaomi Watch S4 41 mm?
- Para quem tem um pulso pequeno e procura um smartwatch que não pareça demasiado grande ou desproporcional;
- Utilizadores que valorizam o design e a elegância acima de tudo, preferindo um acabamento em aço inoxidável mais brilhante e um visual de relógio clássico;
- Para quem pretende usar o relógio 24/7, incluindo para dormir, e dá prioridade ao conforto e à leveza no pulso;
- Quem não se importa de carregar o relógio a cada 4 ou 5 dias e não faz da autonomia máxima a sua principal prioridade na decisão de compra;
- Utilizadores que querem um smartwatch equilibrado para o dia a dia, capaz de fazer chamadas, monitorizar a saúde e acompanhar treinos casuais com GPS.
Conclusão
O Xiaomi Watch S4 de 41 mm cumpre o seu propósito de ser uma alternativa mais compacta e elegante ao seu irmão maior. Mantém um ecrã de excelente qualidade, um desempenho fiável e todas as funcionalidades inteligentes que se esperam, como chamadas no pulso e um bom leque de sensores de saúde.
No entanto, a escolha por este modelo resume-se a uma troca clara. Sacrificas uma autonomia de bateria consideravelmente superior em prol de um design mais amigo de pulsos pequenos e um visual mais requintado. A decisão final dependerá se essa troca, aliada a um preço de lançamento superior ao do modelo de 47 mm, faz sentido para as tuas prioridades.