A comunidade revela-nos, não raras vezes, segredos escondidos nos smartphones muito tempo depois de estes serem lançados. E foi isso que aconteceu com um utilizador de um Xiaomi Mi 9T.
Através de um vídeo publicado no Reddit, o utilizador revelou que o sensor de impressões digitais embutido no ecrã tem uma câmara. E embora esta tenha uma qualidade muito baixa, o assunto levantou algumas questões de privacidade.
Se nunca te questionaste o que consegue ver o sensor de impressões digitais embutido no ecrã, este vídeo demonstra-o. E o acesso foi concedido após o utilizador tens instalado a app Activity Launcher.
Esta aplicação dá acesso aos utilizadores a atividades escondidas no smartphones, e a menus de calibração, por exemplo. O sensor em si mesmo não está desenhado para ir além do que foi concebido, pelo que não seria de esperar que os utilizadores possam ser espiados a partir deste.
O que preocupou a comunidade é o facto de se poder aceder a esta informação com recurso a uma app de terceiros. Mishaal Rahman, do XDA Developers, afirmou que as marcas não devem permitir que este tipo de prática aconteça.
Não deves experimentar isto no teu smartphone. Utilizadores reportaram problemas
A app em questão foi instalada pelo utilizador, já que não vinha pré-instalada no equipamento. Outros utilizadores tentaram repetir a proeza (até noutros smartphones), e o sensor deixou de funcionar. Como tal, não aconselhamos a que repitas a experiência no teu equipamento.
Antes de ires, vê os melhores gadgets Xiaomi, para diferentes necessidades e orçamentos.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi 10 Ultra: vídeo de unboxing revelado antes do lançamento
- Xiaomi Mi 10 Ultra: principais características confirmadas antes da apresentação
- Xiaomi Mi 10i será mais um excelente exemplo da terrível estratégia da Xiaomi!