Xiaomi ultrapassa Apple e sobe ao 2.º lugar em vendas de smartphones

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Com a chega de novos iPhone em setembro, agosto não costuma ser um mês famoso para a Apple em termos de vendas. E segundo o mais recente relatório da Counterpoint Research, isso fez com que a Xiaomi subisse à segunda posição com mais smartphones vendidos em todo o mundo.

Face ao mês anterior, as vendas da Xiaomi pouco variaram, como podes ver pelo gráfico abaixo. O que há a destacar é que a queda de Apple em julho acentuou-se em agosto e levou-a para a terceira posição do segmento.

Counterpoint

Samsung continua líder incontestada no mercado de smartphones

O gráfico acima mostra a quota de mercado em volumes de vendas para as principais fabricantes de smartphones. Embora não vejamos números concretos, é visível que a Samsung continua líder incontestada.

Os analistas realçam que a Xiaomi consegue esta recuperação aos fracos 2022 e primeiro trimestre de 2023. Desde aí que a Xiaomi alterou a sua estratégia de vendas e produtos e os resultados começam agora a vislumbrar-se.

“A Xiaomi adotou uma estratégia de produto mais linear este ano, concentrando as suas energias para criar um modelo em destaque por faixa de preço, em vez de lançar vários dispositivos num segmento. Além disso, também revigorou o seu foco em vendas e marketing enquanto continuou a expansão para novos mercados e consolidou a sua posição nos mercados existentes”, destaca Tarun Pathak, diretor de pesquisa da Counterpoint.

O analista refere ainda que “os dispositivos de entrada a intermediários continuam a mostrar um forte desempenho da Xiaomi”. No entanto, são destacadas também as “incursões no segmento premium com dispositivos dobráveis e ‘ultra’”.

A Xiaomi tem-se destacado, segundo a fonte, particularmente no segmento abaixo dos 200 dólares, com dispositivos com o Redmi 13 ou Redmi Note 13.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.