Xiaomi tem uma ideia nova para um smartphone como nunca viste

Bruno Coelho
Comentar

A Xiaomi já no passado nos mostrou que é capaz de lançar para o mercado alguns dos smartphones mais disruptivos da indústria. Quem não se recorda dos primeiros Mi MIX, do Mi 9T com câmara pop-up ou do mais recente Mi MIX Fold.

A fabricante continua à procura de novas soluções inovadoras, principalmente aquelas que permitam oferecer um ecrã sem interrupções. E é nesse sentido que surge a mais recente ideia da fabricante.

Patente mostra câmara traseira a funcionar como "pop-up" para selfies

A patente da Xiaomi foi partilhada no Twitter pelo leaker Mukul Sharma, e mostra um nível seguinte daquilo que vimos nas câmaras pop up. Isto porque permite que o módulo de câmaras traseiras se movimento para fazer a aparecer o sensor dedicado às selfies.

Xiaomi files the patent for these pop up/left/right camera modules.#Xiaomi pic.twitter.com/FvcLqBaTHj

— Mukul Sharma (@stufflistings) 15 de junho de 2021

Como podes ver nos esquemas partilhados, a Xiaomi parece equacionar várias soluções. A mais óbvia é o sensor movimentar-se para aparecer na parte superior do equipamento. Mas os esquemas mostram que aparecer pela direita ou esquerda também é uma possibilidade.

Deves ter em conta que estes esquemas se tratam de uma patente, não significando necessariamente que um produto com estas características veja a luz do dia. Mas pode ser um bom ponto de partida para algo que a marca pretenda fazer em breve.

Quando olhamos para estes esquemas, parece-nos imediatamente que seria um equipamento frágil com esta característica. Mas tudo depende da execução, e se a qualidade fotográfica não seria afetada por se tratarem de partes “móveis”.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.