Ao olharmos para uma cozinha, uma liquidificadora não é o primeiro pequeno eletrodoméstico que capta a nossa atenção. A não ser que tenha um tamanho imponente e que conte com o rótulo de “inteligente”, como é o caso desta Smart Blender da Xiaomi.
Dimensões: 188x222x436 mm
Capacidade quente: 1200 ml
Capacidade frio: 1600 ml
Potência: 950 watts
Velocidades: 9
Wi-Fi: Sim
Não é o produto mais recente da marca chinesa, mas arrisca-se a ser um dos melhores dentro da sua linha de equipamentos para a casa. Nas últimas semanas, a Smart Blender ocupou um lugar de destaque no meu lar, doce lar, e agora dou-te conta de toda a minha experiência. Muitas sopas, smoothies e gelados depois, aqui fica a conclusão.
Unboxing e emparelhamento com smartphone
A caixa que transporta a Xiaomi Smart Blender não antecipa o tamanho deste liquidificador. A razão é simples, o copo não está acoplado ao motor. E quando abrimos a caixa, a primeira constatação é que ambos são grandes.
Além destes dois componentes, a liquidificadora traz também um utensílio próprio para “calcar” os ingredientes, se necessário. Este prima por fornecer uma utilização segura e por ter sido feito à medida para entrar no orifício da tampa deste equipamento.
Não inclui mais acessórios, mas na realidade também não precisa de mais. Ligando à eletricidade, pode logo começar a funcionar. Mas uma vez que é “Smart”, pode também ser comandada através da app Xiaomi Home.
Para isso acontecer é preciso ligar esta liquidificadora à rede Wi-Fi de casa e emparelhar com o smartphone. O processo é simples e rápido, sendo necessários apenas alguns passos que envolvem seguir as orientações no ecrã do smartphone e pressionar o único botão físico deste modelo.
Design simples e minimalista
Já o dissemos e voltamos a dizer. Quando olhamos para esta liquidificadora, o que mais se destaca é o seu tamanho. O copo tem uma grande capacidade de 1,6 litros, o que é suficiente para alimentar (literalmente) uma família com uma boa porção de sopa, sumo, smoothies e tudo o que possa ser triturado.
O copo é também pesado e mais pesado que a base inclusive. À primeira vista podia ser algo menos positivo, mas pelo contrário, é uma das suas melhores características. Já lá iremos.
A Smart Blender está disponível apenas em branco e conta com um acabamento em plástico bastante robusto e simples de limpar – um pano húmido faz desaparecer qualquer salpico. Já o copo é em vidro espesso para conseguir lidar com preparados quente e frios e também ingredientes congelados.
No corpo exibe somente um botão físico que dá acesso a todas as funcionalidades através do pequeno painel LED. O método a utilizar é o de rodar para a direita e pressionar ligeiramente para selecionar a opção escolhida. Os dois restantes botões, para agendar e cancelar, são táteis.
A base conta com um revestimento em plástico e quatro saliências em borracha que têm como função não deixar o equipamento deslizar na bancada quando em plena atividade – neste tipo de operações, não sou tão destemida como gostaria, por isso coloquei sempre a liquidificadora em cima de um pano grosso.
A tampa conta com uma vedação, também em borracha, que a fixa com total e segura firmeza ao copo. O sistema de abertura, que implica fazer deslizar a patilha da tampa da pega, funciona também muito bem.
A Xiaomi Smart Blender caracteriza-se pelo seu design minimalista, mas altamente funcional. O botão tátil para cancelar tem acesso imediato, assim como o botão físico de menu, é muito fácil de utilizar. Para os utilizadores que pretendem usar este equipamento na sua forma manual, a curva de aprendizagem é mínima. Implica apenas, aliás, que estejam atentos às opções que surgem no painel LED incluído no botão.
Oito lâminas fazem o serviço pesado
Vamos desde já esclarecer um ponto: a Xiaomi Smart Blender é capaz de lidar com qualquer tipo de alimento… fresco ou congelado. E até mesmo com ingredientes conhecidos pelo seu fator pegajoso, como por exemplo, manteiga de amendoim ou leite condensado.
E tem esta capacidade graças às oito lâminas de aço inoxidável integradas no fundo do copo. Estas estão estrategicamente colocadas para triturarem os alimentos a partir de vários ângulos.
A Xiaomi explica que estas lâminas estão distribuídas em três camadas. A superior tem como função partir pedaços grandes, a intermédia mistura os pedaços mais pequenos e, por fim, a inferior bate todos os ingredientes a partir do fundo.
Basta dizer que, em apenas alguns segundos, é logo possível ver a eficiência destas lâminas e da sua disposição dentro do equipamento. Mesmo com ingredientes congelados, conseguimos ver, quase imediatamente, a polpa a surgir.
Este sistema da Xiaomi é dos mais eficientes que já vi neste tipo de equipamento. Mas devido a essa eficiência, aconselha-se muita precaução na sua lavagem. Recomenda-se a utilização de luvas, sendo que apenas a esponja deve tocar nestas lâminas afiadas e serrilhadas.
Mas há uma forma de evitar potenciais acidentes. A Smart Blender conta com uma função de lavagem. Basta colocar água e um pouco de detergente. Depois selecionar a opção cleaning e as próprias lâminas, no seu modo giratório, conseguem limpar, de forma razoável, o fundo.
Na minha opinião, não dispensa uma nova passagem por água, pelo menos. No entanto, esta é uma função muito útil, se quisermos confecionar mais quantidade do preparado que estamos a fazer para evitar que fiquem restos dos ingredientes anteriores.
Desempenho supera expetativas
Com as oito lâminas e nove velocidades, o desempenho da Xiaomi Smart Blender supera quaisquer expetativas. É rápida, eficaz e emite um ruído muito suave. A base “agarra” bem à bancada, mesmo nas velocidades mais rápidas. Mais uma vez, por opção, coloco sempre um pano grosso como base, para evitar percalços.
A Xiaomi Smart Blender está preparada para fazer qualquer receita de cocktails, mocktails, smoothies, sumos, batidos, milkshakes, sopas, molhos, enfim a lista é bastante extensa.
O seu copo, com 1,6 litros de capacidade para preparados frios e 1,2 litros para receitas quentes, consegue confecionar porções generosas em apenas uma utilização. É pesado, mas é exatamente esse peso que fornece segurança na altura em que atingimos velocidades superiores a 5 neste equipamento. À medida que trituramos mais rápido, esta Smart Blender nem pestaneja, mantendo-se com um funcionamento com menos ruído do que esperado e sem abanar o que seria de prever.
Outra surpresa que a Xiaomi Smart Blender reserva para os entusiastas da cozinha é a funcionalidade quente. É capaz de manter uma sopa quente (70ºC) durante um par de horas, assim como consegue confecionar a sopa. Mas essa opção tem de ser selecionada a partir da aplicação Xiaomi Home e é pena.
Destaque também para o copo assentar na base através de um sistema magnético e de encaixe. Este é bastante simples, uma vez que basta pousar para ambas as peças ficarem logo acopladas.
Funcionamento com a aplicação Xiaomi Home
Como já foi referido, a Xiaomi Smart Blender fornece suporte para a aplicação Xiaomi Home. Assim que estão ligadas, abre-se perante o cozinheiro todo um admirável mundo novo de opções.
A app conta com várias receitas para qualquer ocasião, desde elementos para as refeições diárias até aos molhos e gelados sempre bem-vindos numa reunião de família e amigos. Variedade não falta e o cozinheiro de serviço tem a vida facilitada.
Basta cortar os ingredientes como é explicado na receita da app. Todas as receitas são exibidas na forma de tutorial e com imagens úteis a acompanhar. E ainda bem porque as instruções estão em inglês. Mais uma vez, é pena que assim seja.
No entanto, é possível confecionar estas mesmas receitas – sem ser fluente em inglês – com um conhecimento mínimo de cozinha e seguindo as imagens exibidas. Depois basta carregar em “Start Cooking” para a Xiaomi Smart Blender brilhar no desempenho da árdua tarefa.
O funcionamento via app corre bem, mas implica acesso à rede Wi-Fi de casa, por isso garante que o teu router tem capacidade para chegar à cozinha.
Notas finais
A Xiaomi Smart Blender é uma das melhores liquidificadoras atualmente disponíveis no mercado. Na altura em que esta review foi realizada, o modelo estava com um preço promocional de 89,99 € – sem promoção, o seu custo salta para os 129,99 €.
É caro, não se pode negar. Mas o seu desempenho fantástico, o seu design funcional e a facilidade de limpeza justificam cada cêntimo. Esta liquidificadora é capaz de lidar com qualquer tipo de ingrediente fresco ou congelado. Através da aplicação até sopa faz.
E quando degustamos os resultados cremosos e de uma suavidade incrível, as papilas gustativas justificam ainda mais o seu valor elevado para este nicho de mercado.
Em resumo, o seu preço que pode não estar ao alcance de todos é perfeitamente justificado pela sua competência, eficiência e imponência na cozinha. Parabéns, Xiaomi, por esta liquidificadora que mostra ter espírito de robô de cozinha.
Dimensões: 188x222x436 mm
Capacidade quente: 1200 ml
Capacidade frio: 1600 ml
Potência: 950 watts
Velocidades: 9
Wi-Fi: Sim