
| Característica | Detalhe |
|---|---|
| Potência de sucção | 70 Watts /10 000 Pa |
| Modos | 4 (silencioso, padrão, forte, turbo) |
| Bateria | 5200 mAh / até 180 minutos |
| Peso | 4,12 kg |
| Capacidade do depósito | 520 ml (pó); 270 ml (água) |
No início de novembro, a Xiaomi lançou o novo Robot Vacuum S40 pouco tempo depois de o ter disponibilizado na China – o que não é habitual. E ainda menos tempo depois, o 4gnews conseguiu ter uma unidade para testes. Nesta última semana, o S40 andou à minha volta a desempenhar a função para que foi concebido: aspirar e lavar o chão. Esta foi a minha experiência com um dos mais recentes aspiradores robô da Xiaomi.
Experiência de utilização:
Design discreto, mas o revestimento branco…
O Xiaomi Robot Vacuum S40 chega com a estética já conhecida da marca, sendo inclusive difícil de diferenciar de outros modelos Xiaomi. Mas este design tem a vantagem de permitir que o aspirador robô navegue por baixo de sofás e móveis com bastante ligeireza, graças ao tamanho compacto que tem.

O modelo está disponível apenas na cor branca; pelo lado positivo, mesmo que fique em exposição na sala vai combinar com a decoração; já pelo lado mais pragmático, a cor branca é um íman para pó e sujidade. Será necessário passar-lhe um pano com frequência para que não ganhe uma tonalidade mais escura.
A estação base é pequena e arruma-se facilmente em qualquer local próximo de uma tomada elétrica. É igualmente muito discreta e quando o aspirador está “estacionado”, esta base quase que fica escondida.

Limpeza impecável em soalho, menos eficiência em carpetes
Agora vamos ao desempenho. O Xiaomi S40 chega com uma potência de sucção de 10.000 Pa e com vários modos de utilização – silencioso, padrão, forte e turbo. Nos modos forte e turbo, a potência de sucção é audível e mais visível do que nos outros modos. Já o modo silencioso faz justiça ao nome e é muito discreto.
Ligado ao turbo ou em modo forte, o S40 emite um nível de ruído com mais decibéis e mostra o que é uma limpeza com este poder de sucção. Em pavimento mármore ou soalho é um verdadeiro ás a limpar, com carpetes mais densas debate-se. Nem a potência nem o modo mais poderoso conseguem eliminar aquelas migalhas mais desfeitas.

Faz uma limpeza bastante boa, mas esses resíduos minúsculos que teimam em se posicionar quase dentro da pelagem das carpetes passam, por vezes, ao escrutínio deste aspirador.
Por sua vez, o depósito de pó com 520 ml vai precisar de atenção regular. Terá de ser esvaziado pelo utilizador e, numa utilização diária como a que fiz, ao fim de dois a três dias, tem de ser esvaziado. Retirá-lo é bastante fácil, basta abrir a tampa, soltar uma patilha e já no local de despejo abrir a tampa do depósito. Tão simples e rápido quanto isto.
Tecnologia anti-emaranhamento e lavagem de chão

Este modelo está equipado com tecnologia multidimensional anti-emaranhamento de cabelo. Neste ponto em específico, o Xiaomi S40 tem espaço para melhorar. Após uma semana a fazer uma ronda diária de limpeza, quando voltado ao contrário, o aspirador robô tinha cabelos emaranhados na escova.
Também os tinha no depósito, por isso é igualmente capaz de eliminar essa praga. Ainda assim, há espaço para ser melhor… talvez o “irmão” mais avançado Xiaomi S40 Pro seja mais eficiente a livrar-se de cabelos compridos.
O Xiaomi S40 conjuga as funções de aspirar e lavar; traz consigo um depósito de água com 270 ml e um pano próprio para o efeito. Este última prende-se, através de velcro, ao próprio depósito que, por sua vez, é encaixado na zona inferior do aspirador. A operação é rápida e simples de se fazer.

Como esperado nesta faixa de preço, não só o depósito tem uma capacidade reduzida, como terá de ser o utilizador a lavar o pano usado pelo aspirador. A lavagem do chão é razoável, e vai funcionar bem para a limpeza diária, mas não para uma limpeza profunda.
Outro ponto a ter em atenção. O Xiaomi S40 não vai reconhecer os tapetes quando estiver em modo lavagem; por outras palavras, vai tudo a eito e as carpetes ficam molhadas como não queríamos; recomenda-se vivamente que a lavagem de chão seja feita sem os tapetes ou carpetes. Não é um defeito, mas antes um facto: nesta faixa de preço não se esperam funcionalidades extra automáticas.
Navegação, desvio de obstáculos e um falador nato

Para conhecer e andar pela casa, o Xiaomi S40 faz uso de um sistema de navegação a laser LDS. Não há aqui sensor LiDAR, o que é normal nesta faixa de preço – mais uma vez. É eficiente a fazer o reconhecimento do espaço e em “viagens” posteriores mostra que reconhece cada canto de casa divisão. Nada a apontar.
Tal como o modelo mais antigo Xiaomi Mop S12, também este S40 é um verdadeiro rei na pista de obstáculos. Desvia-se com destreza e ligeireza de móveis e sofás; consegue também desviar-se bem de objetos mais pequenos, ainda que lhes possa dar um pequeno toque, só para se certificar que tem de alterar a rota. Não o testei com gatos, mas pelo que vi, suponho que seja “pet friendly”.
Há aqui ainda um ponto a destacar: o Xiaomi S40 fala pelos cotovelos. E fala em português de Portugal. Quando está a acabar a bateria, anuncia que vai regressar à base; na base comunica que vai começar a carregar e quando se desliga também avisa que o vai fazer. Tirando uns sustos aqui e ali porque ninguém está à espera de ouvir uma voz desconhecida, este é um extra muito bem-vindo porque sabemos sempre o que se passa com este aspirador, sem consultar a app. Por falar nisso…
Aplicação e autonomia

O Xiaomi S40 pode ser controlado à distância através da app Xiaomi Home. Nesta aplicação tens os modos em que funciona, o mapa da tua casa e a autonomia da bateria. Aqui podes também agendar limpezas. A interface é intuitiva e bastante útil para controlar à distância este aspirador robô.
Quanto à autonomia, a Xiaomi anuncia 180 minutos e pela minha experiência está correto. Consegui aspirar o escritório, sala, hall e cozinha de uma só vez e alternando entre os vários modos disponíveis: turbo, forte, padrão, silencioso. Assim que começam a “acabar as pilhas” o S40 regressa à base de carregamento e estaciona, eficientemente, em pouco tempo e com poucas manobras à mistura.
Para quem é o Xiaomi S40?
- Para utilizadores que necessitam de um aspirador robô eficiente a desviar-se de obstáculos;
- Para casas em que existem animais de estimação curiosos;
- Para utilizadores que gostam de aspirar a casa diariamente;
- Para utilizadores com um orçamento menos generoso para um aspirador robô;
O Xiaomi S40 não é a escolha indicada para utilizadores que procuram um aspirador robô com limpeza automática.
Conclusão

Para a sua faixa de preço, o Xiaomi S40 cumpre com tudo o que se espera. Tem um poder de sucção de 10.000 Pa e um bom desempenho, ainda que se debata com carpetes ou tapetes mais densos. Em pavimento isento de tapetes é um ás a aspirar. Pelo lado menos positivo, não é tão eficaz a lidar com o emaranhamento de cabelos na escova. Na lavagem do chão é razoável e implica algum esforço do utilizador.
É o rei da pista de obstáculos, desviando-se ou navegando com destreza por baixo de móveis, sofás e camas. E vai reconhecendo objetos mais pequenos, o que também é bom. A autonomia é suficiente para aspirar a casa toda (ou, pelo menos, a maioria das divisões) de uma só vez.
Em resumo, o Xiaomi S40 fornece uma boa relação qualidade/preço. Tem um bom desempenho, mas falta-lhe um pouco mais de poder para lidar com todo o tipo de tapetes. Mas tem outros argumentos a seu favor que o tornam uma escolha segura nesta faixa de preço.
