Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Robot Vacuum Mop S12 review: o rei da pista de obstáculos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 num pavimento de madeira

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12
★★★★☆4.5Muito Bom

O Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 é uma boa escolha para todas as pessoas que procuram um aspirador-robô com capacidade para também lavar o chão. Faz uma limpeza eficiente, destacando-se pela positiva na função mopa. Podia ter um pouco mais de poder de sucção para lidar com tapetes mais complexos, mas este é dos poucos reparos a este equipamento.

Brilha na sua dança eficiente a contornar obstáculos e numa autonomia de duas horas completas a funcionar que são suficientes para limpar toda a casa.

Prós
  • Mapeamento eficiente
  • Desvio de obstáculos excelente
  • Bom na função mopa
  • Suporte para aplicação Xiaomi Home
  • Autonomia fantástica
Contras
  • Design branco deixa as marcas mais visíveis
  • Podia ter um pouco mais de poder de sucção

Todos os equipamentos que têm como missão facilitar o trabalho doméstico mais pesado (ou aborrecido) são bem-vindos. Dentro desta linha, os aspiradores-robô têm vindo a ganhar destaque no coração dos utilizadores e, consequentemente, na oferta disponível no mercado.

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12

Xiaomi Robot Vacuum Mop S12

Sucção: 4000 Pa
Potência: 45 W
Bateria: 3200 mAh
Autonomia: 130 minutos
Sensores: desnível,LDS, colisão
Aplicação: Xiaomi Home

Nas últimas semanas, partilhei casa com o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 que aspira e também lava o chão. Não foi o primeiro aspirador-robô a comandar a limpeza cá de casa e, por essa razão, este modelo Xiaomi contava com expetativas à sua espera.

Partilho agora contigo a experiência de ver este equipamento a fazer o serviço pesado e a desviar-se dos obstáculos de tal forma que ganha a medalha das olimpíadas das barreiras domésticas.

O que está dentro da caixa

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 e acessórios

Quando desembrulhamos o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12, a primeira constatação é que o modelo traz tudo o que necessário para as suas duas funções de limpeza: aspirar e lavar.

O aspirador redondo e branco, uma base de carregamento a combinar juntamente com o respetivo cabo e ainda um acessório e pano para acoplar à sua zona inferior para funcionar como mopa.

Portanto, ganha logo pontos extra por trazer tudo o que necessita, dispensando (pelo menos, para já) uma segunda ida à loja para aquisição de acessórios. Mais pontos pelo depósito incluído estar preparado para receber a poeira, assim como a água quando é para lavar o chão.

O bom e o menos bom de um design branco

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12  botão home

O Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 tem a habitual forma redonda dos equipamentos deste tipo. Esta forma é vencedora, na medida em que tem mais do que provas dadas em ser a mais eficiente para se desviar de obstáculos, navegar por baixo de móveis e não ficar presa em qualquer recanto da casa.

Este modelo exibe um “corpo” branco que, pelo lado positivo, vai combinar com qualquer decoração de casa, pela sua neutralidade. Como ponto menos positivo, as nódoas vão ser mais visíveis neste revestimento branco; bastam algumas partículas de pó para sentirmos uma espécie de compulsão que nos obriga a ir buscar um pano e limpar este aspirador-robô.

Saliente-se que o revestimento com alguma textura evita, por algum tempo, que a poeira assente no chassis. Mas quando o pó consegue ser bem-sucedido, é algo que se vê a olho nu. No entanto, basta passar um pano húmido – ou mesmo seco– para tudo desaparecer.

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 sensor LDS

O sensor LDS elevado confere-lhe um toque high-tech bem-vindo e não afeta as linhas elegantes deste modelo.

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 tampa elevatória

Por outro lado, a zona superior eleva-se para fornecer acesso ao depósito de pó (e também de água). Esta é uma característica excelente pela sua facilidade e praticabilidade. Não estão envolvidos botões, nem mecanismos de patilhas. É simples, fácil e rápido. Na hora de despejar o depósito, esta facilidade é muito bem-vinda.

A construção é também robusta o suficiente para aguentar os pequenos embates em móveis a que vai estar (ocasionalmente) sujeito.

Funcionamento com a app Xiaomi Home

aplicação Xiaomi Home
Mapeamento feito pelo Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 e exibido na app Xiaomi Home

O Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 fornece suporte à aplicação Xiaomi Home. O emparelhamento é fácil e o funcionamento através da app, mais fácil ainda. Destaque para as instruções escritas em português. Nem todos os eletrodomésticos da marca chinesa compatíveis com esta app, têm orientações na língua de Camões.

Assim que este aspirador-robô faz parte do ecossistema Xiaomi, é possível ver na aplicação o estado da bateria, a área de limpeza definida, cancelar programas de limpeza, fazer regressar o aspirador à base de carregamento, entre outras opções.

Atenção que o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 “fala pelos cotovelos”. Por vezes, este modelo dá recados aos utilizadores, mesmo que esteja em descanso na base de carregamento. Na aplicação Xiaomi Home é possível silenciar este aspirador, ativando a opção incomodar.

Alerta no caso de estar totalmente carregado ou para ter o depósito numa posição incorreta. Esta é uma boa opção que evita abrir a aplicação para ter estes dados, mas também pode pregar sustos ocasionais pelo fator surpresa.

Desempenho sólido, mas há um senão

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 numa pavimento de pedra

Comecemos por dizer que o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 pode ser programado para aspirar, aspirar e lavar ou só na função mopa. O poder de sucção está cifrado nos 4000 Pa.

No modo aspirar, o modelo apresenta um desempenho bastante sólido, conseguindo fazer desaparecer a maior parte da poeira e sujidade. A maioria das vezes, em uma ou duas passagens, consegue fazer desaparecer qualquer vestígio de sujidade.

No entanto, uma ou outra vez não deixa o chão totalmente impecável. Esclareça-se que fica limpo, mas aos olhos de alguém que está habituado a limpar aquele espaço, ainda é visível alguma poeira. Há aqui algum espaço a melhorar, talvez conceder-lhe mais potência de sucção para tapetes com malha mais complexa e intrincada.

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 acessório mopa

Quanto à função mopa, esta funciona bastante bem. O acessório para acoplar na zona inferior deste modelo funciona por encaixe e o pano fixa através de um sistema de velcro. Os dois ficam fixos e mantêm-se na posição correta durante toda a limpeza.

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12  sistema velcro

Por sua vez, a água é libertada de forma uniforme e consistente, nunca chegando a encharcar a área de limpeza e esta é mais uma característica muito bem-vinda.

Em resumo, este modelo apresenta um desempenho de limpeza bastante sólido e que cumpre com a maior parte dos requisitos, sobretudo na sua função mopa. Não será o modelo ideal para uma limpeza mais profunda, mas para desempenhar a tarefa a título semanal ou (melhor) diário, é a escolha perfeita.

Autonomia: e dura, dura, dura…

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12  com base de carregamento

Estamos perante um aspirador que funciona, sem interrupções, duas horas seguidas. Para um aspirador-robô, e tendo em conta outros modelos testados, é um verdadeiro campeão na autonomia.

Nas primeiras utilizações em cada divisão, faz calmamente o mapeamento e ainda tem bastante bateria para fazer uma limpeza. É um regalo para os olhos vê-lo a passear por toda a casa, durante tanto tempo e sem qualquer tipo de esforço ou preocupação da nossa parte.

Aliás, quando necessita de recarregar a bateria, o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 regressa à base, avisando das suas intenções. Já o dissemos, este aspirador “fala pelos cotovelos” e isso é muito bom. Emite igualmente um aviso quando está totalmente carregado.

base de carregamento do Xiaomi Robot Vacumm Mop S12

Liga-se à base através de contacto magnético e a ligação corre sempre às mil maravilhas, não necessitando de intervenção humana. Mais uma vez, diz-nos que está a dar início ao carregamento.

Neste ponto em específico, o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 tem pontuação máxima. Duas horas seguidas a limpar, sem se queixar, é uma característica de louvar.

Mapeamento e a dança de evitar obstáculos

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12  com um obstáculo

Falemos agora de dois dos atributos mais importantes num aspirador-robô: mapeamento e desvio e/ou contorno de obstáculos. O Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 é um verdadeiro rei numa pista de obstáculos e ganha a medalha de ouro, superando frequentemente qualquer barreira que lhe surja pela frente.

Mas comecemos pelo início. Este modelo conta com um sensor LDS, localizado no topo e numa espécie de farol, e também com tecnologia de navegação a laser a 360º. Tem também sensor de colisão e ainda sensores de desnível.

A tecnologia faz um bom trabalho no mapeamento dos espaços que depois é exibido na aplicação. Esse mapeamento é feito tanto na horizontal, como na vertical e, ainda que pareça curioso pelos seus ziguezagues, é bastante eficiente. Na segunda volta, o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 já conhece o espaço e movimenta-se com uma precisão e tranquilidade incríveis.

Mas o que realmente impressiona é sua dança com os obstáculos; tanto com aqueles que detetou quando fez o mapeamento, como as barreiras que lhe são apresentadas pela primeira vez – uma cadeira fora do sítio, por exemplo.

O Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 dança com os obstáculos, contornando-os até descobrir espaço livre para a sua saída. Dando pequenos toques no obstáculo, contorna o mesmo até perceber onde tem caminho livre. Parece fazer uma dança sincronizada e muito cuidadosa para não ficar “lesionado”.

roda do Xiaomi Robot Vacumm Mop S12

É efetivamente impressionante e deixa qualquer utilizador bastante seguro para uma limpeza sem supervisão. Na minha opinião, esta é uma das melhores qualidades deste aspirador-robô. Neste ponto tem pontuação máxima e com direito a medalha de ouro.

Destaque também para a sua excelente capacidade em escalar para cima de tapetes um pouco mais altos. As suas rodas todo-o-terreno em conjunto com os sensores de desnível e o seu corpo ligeiramente elevado, dão o impulso necessário, e na medida certa, para subir e continuar alegremente a fazer o seu trabalho

Notas finais

zona inferior do Xiaomi Robot Vacumm Mop S12

O Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 é uma escolha sólida para qualquer pessoa que procure um aspirador-robô que tenha também a função de mopa. É muito bom a lavar e a aspirar também não se sai mal. Podia ter um pouco mais de poder de sucção para lidar melhor com tapetes de malha mais intrincada, mas é bastante competente em qualquer tipo de pavimento.

Mas o Xiaomi Robot Vacumm Mop S12 brilha na deteção e contorno de obstáculos. Parece dançar em redor da barreira para descobrir como sair do que o impede de continuar a limpar. O mapeamento é bastante eficiente e cria paredes virtuais que, em limpezas posteriores, são respeitadas com precisão.

Funciona igualmente bem com a aplicação Xiaomi Home e como “fala pelos cotovelos”, por vezes nem precisamos se consultar a app para sabermos que está em modo de carregamento, por exemplo.

O seu design neutro combina com qualquer decoração e a facilidade de acesso ao depósito torna as tarefas de esvaziar ou encher com água simples e rápidas.

Xiaomi Robot Vacumm Mop S12

Xiaomi Robot Vacuum Mop S12

Sucção: 4000 Pa
Potência: 45 W
Bateria: 3200 mAh
Autonomia: 130 minutos
Sensores: desnível,LDS, colisão
Aplicação: Xiaomi Home

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt