Xiaomi revela as capacidades do CyberDog no primeiro vídeo oficial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi surpreendeu o mundo ao apresentar o seu primeiro robô inteligente no início da semana. Ainda que algumas fugas de informação sugerissem a sua existência, a introdução do Xiaomi CyberDog causaria grande entusiasmo junto dos fãs da marca.

Estamos perante um robô quadrúpede, algo similar ao cão robô da Boston Dynamic, o Spot, repleto de tecnologia de ponta, sensores e plataformas de IA. Agora, a própria Xiaomi publicou um vídeo detalhando as capacidades da sua mais recente criação.

Este é o robô Xiaomi CyberDog em todo o seu esplendor!

A todos os que só agora estejam a conhecer o CyberDog, esta criação da Xiaomi tem como coração um Super Computador Jetson Xavier NX AI da NVIDIA com tecnologia de ponta. Trata-se de um robô inspirado na forma de um animal, repleto de tecnologia.

No seu interior conta também com 128 GB de armazenamento SSD de nível industrial. Tem igualmente várias câmaras fotográficas, sensores de vários tipos e categorias, bem como microfones para, na totalidade, darem-lhe uma perfeita perceção espacial.

Segundo a empresa chinesa o grau de perceção do Xiaomi CyberDog é comparável ao de um olho humano, permitindo-lhe navegar pelo espaço com confiança e aprender gradualmente, melhorando a própria navegação.

Trata-se de uma plataforma tecnológica de ponta desenvolvida pela Xiaomi

O robô é capaz de reconhecer comandos de voz, expressar algumas reações aos comandos e fazer algumas acrobacias. Note-se ainda que o Xiaomi CyberDog pode ser controlado totalmente por smartphone. Aliás, tal como o demonstrou Lei Jun no evento de apresentação do Xiaomi Mi MIX 4.

O novo vídeo mostra-nos assim o produto em grande detalhe. Podemos ver um pouco da sua história e processo de construção, bem como as suas capacidades. Preste-se particular atenção aos seus movimentos e comportamento de reação.

A Xiaomi coloca ainda bastante ênfase na sua durabilidade. De acordo com a fabricante esta criação pode funcionar à chuva e caminhar com bastante destreza, podendo até fazer uma cambalhota de forma ágil.

O Xiaomi CyberDog custa 9 999 yuan, na China. É o equivalente a 1 540 dólares, cerca de 1 314 euros à atual taxa de conversão. É, acima de tudo, a mais recente adição à plataforma XiaoAI dedicada à Inteligência Artificial.

Por fim, não há de momento previsão para a sua disponibilidade e comercialização fora do seu país natal, a China.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este é o próximo smartphone da Xiaomi que vai dar que falar
  • Xiaomi apresentará em breve a gama de smartphones Black Shark 5
  • MIUI 12.5 Enhanced Edition: estes são os primeiros Xiaomi a receber a atualização
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.