Xiaomi Redmi K40 Gaming Edition tem 'teclado mecânico' virtual da Razer

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Xiaomi Redmi K40 Gaming Edition tornou-se imediatamente numa das maiores sensações do ano ao ser apresentado com preço muito competivo - na China - e caraterísticas avançadas. É um smartphone para jogos e tem, inclusive, um trunfo da Razer.

Ao mesmo tempo, é uma das caraterísticas mais bizarras de que podemos dar conta e só após a confrontação com a página de produto, listagem das caraterísticas e cruzamento de várias fontes é que chegamos à conclusão de que isto é mesmo uma...novidade?

O Redmi K40 Gaming Edition tem um "teclado mecânico" da Razer?

Acima podemos ver uma demonstração prática do novo telefone Xiaomi para jogos, algumas das suas capacidades e amostra do seu desempenho. Estamos perante um dispositivo alimentado pelo SoC Dimensity 1200 da MediaTek com caraterísticas promissoras.

Há também um destaque dado aos acessórios incluídos na caixa como o carregador a 67 W, bem como o cabo de ligação (USB-C) em tons de amarelo. Vemos ainda alguns detalhes de construção como o acabamento metálico e as ranhuras para os altifalantes.

É, no entanto, no seu software que reside uma das caraterísticas mais inusitadas de que temos memória. Há, no Xiaomi Redmi K40 Gaming Edition, um teclado virtual desenvolvido em parceria com a Razer com vista a simular um teclado gaming mecânico.

O teclado virtual da Razer tem iluminação RGB

De acordo com a listagem do produto esta é uma das suas caraterísticas diferenciadoras. É o único smartphone Xiaomi a contar com esta simulação de teclado mecânico da Razer - completo com efeitos de iluminação RGB e teclas bem desenhadas.

Frisamos que isto é um teclado virtual com uma skin da Razer aplicada e não um dispositivo físico externo. Foi criado pela Razer e pela Xiaomi para elevar a experiência de jogo e utilização, aproximando-a de um setup gaming bem conhecido da Razer.

Mais ainda, aproveitando o sistema de feedback vibratório ou resposta háptica do Redmi K40 com motor de vibração linear, o toque no teclado simulará a sensação de escrever num teclado mecânico da Razer. É realmente uma implementação peculiar.

Em síntese, apesar de ser algo curioso, na utilização expectável para o telefone durante as sessões de jogo será muito reduzida. Afinal, quantos jogos para Android tiram proveito do teclado durante o jogo?

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi K40 Gaming Edition é oficial com preço incrível!
  • Xiaomi: smartphone gaming da Redmi esgota em segundos na pré-venda
  • Samsung Galaxy S22 Ultra trará um novo marco aos topos de gama da marca
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.