Próximo Xiaomi Redmi deverá (finalmente) trazer USB-C

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Redmi é agora uma sub-marca da Xiaomi, porém, os smartphones continuarão a cair como sempre. Na mais recente informação, parece que um dos próximos smartphones Xiaomi Redmi trará (finalmente) USB-C para carregamento.

Ainda que os smartphones da gama Redmi tivessem sempre uma enorme vantagem face aos concorrentes na qualidade/preço, tinham sempre uma característica que não era bem recebida. Em suma, falo obviamente do MicroUSB.

Vê ainda: A Redmi separou-se da Xiaomi. O que podemos esperar agora?

A entrada MicroUSB já há muito que começa a ser descontinuada dos smartphones e há muito que a maior parte dos fabricantes olham para o USB-C como melhor opção.

Porém, os smartphones "Xiaomi Redmi" continuavam a oferecer excelentes características e uma entrada antiga. Ou seja, tinha menos rapidez de carregamento e claro, não é uma entrada tão conveniente.

O CEO da Xiaomi perguntou aos utilizadores na rede social Weibo se gostavam de USB-C mesmo que fizesse o preço do smartphone subir um pouco e a resposta foi positiva.

Vantagens do USB-C face o MicroUSB

A tecnologia MicroUSB é cada vez menos utilizada. Assim sendo, a probabilidade de encontrares smartphones com USB-C é muito maior. Quando precisas de um carregador mas o teu ficou em casa a probabilidade de um amigo ter um USB-C é maior.

Além disso, a conexão do USB-C é mais rápida e não precisas de olhar se estás a introduzir o cabo da maneira correta. O aspeto "oval" da entrada funciona de qualquer maneira que introduzas o cabo.

Por fim, o USB-C não só serve para carregamento como também para conexão de qualidade com um PC e entrada para headphones. Com a introdução do USB-C os smartphones podem ignorar a entrada 3.5" jack para os headphones.

Ainda que muitos gostem da entrada 3.5" esta remoção dá mais possibilidade às fabricantes de criarem smartphones com resistência a água e poeiras visto que o valor é mais reduzido para fazer do smartphone impremiável.

Em suma, sinceramente já me habituei ao USB-C e começo a olhar de lado para todos os produtos que ainda oferecem a antiga entrada de carregamento. Está na hora de evoluir e esperemos que os smartphones Xiaomi Redmi façam o mesmo.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Honor ataca Xiaomi dizendo que é bem superior

Cuidado com esta aplicação Android de meteorologia ainda na Play Store

Samsung Galaxy M20: O primeiro smartphone com ecrã Infinity-V

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.