O smartphone Xiaomi Redmi 12 5G é o mais recente integrante da atual gama de entrada da fabricante chinesa liderada por Lei Jun com boa relação qualidade / preço. É também o primeiro smartphone a chegar ao mercado global com o chip Snapdragon 4 Gen 2.
Em causa está o mais recente processador de entrada, ou gama baixa, da norte-americana Qualcomm, já com suporte para as redes móveis de quinta geração, vulgo 5G. Este mesmo smartphone pode mudar de nome (rebranding) ao chegar a certos mercados globais.
Este é o novo smartphone Xiaomi Redmi 12 5G
Há várias formas de conceber e criar um novo smartphone Android barato e bom. A decisão recai sobre as fabricantes ou OEM's que optam por colocar mais ênfase numa área e poupar numa outra para manter o smartphone acessível ao grande público.
O fator-chave é, sempre, o preço de venda ao público, algo que no seio da Xiaomi e em particular na sua marca Redmi sempre se pautou pela forte competitividade. Ora, como conceber um telemóvel barato, competente e com suporte para as redes 5G?
A resposta, ou pelo menos parte dela, reside no novo processador barato da Qualcomm, o Snapdragon 4 Gen 2. Este chip de nova geração possui suporte para o mais recente padrão de redes, é mais eficiente no consumo energético e, ainda assim, é acessível.
Destaca-se pelo uso do novo Snapdragon 4 Gen 2 da Qualcomm
Antes de mais, importa notar que o novo Xiaomi Redmi 12 5G foi agora apresentado na Índia, o 2.º maior mercado mundial de smartphones. Porém, o telemóvel chegará aos mercados mundiais, ainda que possa mudar de nome e assumir a identidade de POCO M6 Pro 5G assim que chegar à Europa, por exemplo.
Em todo o caso, o destaque do novo Xiaomi Redmi 12 5G é o processador Snapdragon 4 Gen 2 com vastas melhorias sobre o Snapdragon 4 Gen 1 e mais ainda face ao mítico Snapdragon 695, tão popular. A principal mudança está na litografia de 4 nm.
Esta proeza foi alcançada pela Qualcomm com a escolha da Samsung como parceira de fabrico dos novos processadores, detentora do processo de fabrico a 4 nm. Anteriormente, a Qualcomm dependia da TSMC para fabricar estes processadores, mas o seu processo de fabrico era de 6 nm, algo que impacta a eficiência e desempenho geral dos semicondutores.
Processador acessível e eficiente com litografia de 4 nm
São boas notícias para o Xiaomi Redmi 12 5G, um dos smartphones mais baratos do ano. Agora com o novo processador e novo processo de fabrico, mais eficiente e com alguns ganhos de desempenho, ainda que as alterações derivadas da nova fabricante sejam relativamente discretas (face ao chip fabricado pela TSMC).
As demais especificações técnicas do Xiaomi Redmi 12 5G incluem três opções de memória RAM: 4 GB, 6 GB e 8 GB de memória RAM LPDDR4X. Temos também 128 GB ou 256 GB de armazenamento UFS2.2 com a possibilidade de expansão através de cartão de memória microSD até 1 TB em slot híbrida.
O telemóvel conta também com uma bateria de alta capacidade com 5 000 mAh e carregamento a 18 W (no limiar mínimo da carga rápida). Mais ainda, podemos encontrar na sua caixa um carregador / adaptador USB com 22,5 W de potência.
Ecrã de 6,79'' Full-HD+ IPS LCD a 90 Hz no novo Redmi 12 5G
O telemóvel Android possui um ecrã de 6,79 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ a 90 Hz e tecnologia IPS LCD. Tem alta taxa de atualização da imagem a 90 Hz, bem como proteção conferida pelo vidro Corning Gorilla Glass, inclusive na traseira.
Além disso temos também a porta USB do Tipo C, porta infravermelhos e certificação IP53 que lhe confere alguma resistência à água e ao pó. Podemos também apontar a presença da porta áudio jack de 3,5 mm, bem como o sistema operativo Android 13 com a interface da própria marca, a MIUI 14.
Temos ainda um sistema de câmaras fotográficas de 50 MP (f/1,8), com sensor auxiliar de 2 MP na traseira. Por outro lado, a câmara fotográfica frontal te 8 MP (f/2,0) para as selfies e videochamadas.
Preço e disponibilidade do novo Redmi
O novo Xiaomi Redmi 12 5G será lançado em primeiro lugar na Índia. O preço começa no equivalente a 145 dólares (4 GB + 128 GB), sobe para os 165 dólares (6 GB + 256 GB) e vai até aos 188 dólares pela versão de topo (8 GB + 256 GB).
Em todo o caso, o preço deste dispositivo móvel assim que chegar à Europa deve manter-se próximo dos 200 euros. O telefone estará disponível nos esquemas de cor Jade Black (preto), Pastel Blue (azul-claro) e Moonstone Silver (branco).
Por fim, o dispositivo móvel já se encontra listado na página oficial, com mais informações sobre o smartphone Android.
Editores 4gnews recomendam: