Samsung Galaxy S24+ revela o potencial do Snapdragon 8 Gen 3

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Samsung Galaxy S24+ fará parte da nova linha de dispositivos topo de gama que a marca apresentará no início de 2024. Estes modelos voltarão ao esquema de duas versões, uma delas com o processador Snapdragon 8 Gen 3.

Esta versão foi recentemente avistada na plataforma de testes sintéticos Geekbench. Um teste preliminar que nos permite aferir já o desempenho do próximo processador topo de gama da Qualcomm.

Snapdragon 8 Gen 3 já deu nas vistas graças ao Samsung Galaxy S24+

Em causa está o produto com o número de código SM-926U que passou recentemente pela plataforma Geekbench. Ao que tudo indica, esta será a versão norte-americana do Samsung Galaxy S24+.

Samsung Galaxy S24+

Os dados agora partilhados publicamente confirmam as informações já veiculadas acerca das características técnicas do Snapdragon 8 Gen 3. Concretamente a distribuição dos seus núcleos de processamento num alinhamento de 1+2+3+2.

Os resultados registados neste teste comprovam as melhorias de desempenho que o Snapdragon 8 Gen 3 trará ao mercado. Com efeito, temos 6661 pontos nos testes multi-core e 2233 pontos nos testes single-core.

Ainda não foi esclarecido se a Samsung e Qualcomm voltarão a colaborar para o desenvolvimento de um “Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy” com desempenho melhorado. Com efeito, é precoce apontar se estas pontuações são de uma versão melhorada desse processador ou daquela que constará da maioria dos smartphones Android em 2024.

Tais resultados derivam, certamente, de frequências mais elevadas dos núcleos que compõem o Snapdragon 8 Gen 3 e de melhorias no processo de fabrico do processador. Este, ao que tudo indica, adotará a nova litografia de 3 nm, apresentando melhorias de desempenho e eficiência.

Graças a este teste do Samsung Galaxy S24+ é ainda possível verificar a presença da gráfica Adreno 750. Será este componente de nova geração a mediar todo o processamento gráfico dos smartphones equipados com o novo processador de topo desenvolvido pela Qualcomm.

Sendo este um dos primeiros testes de benckmark feitos ao Snapdragon 8 Gen 3, é possível que os valores apresentados oscilem futuramente. Por isso, é provável que estes valores possam mudar futuramente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.