Xiaomi prepara-se para abraçar o Wear OS nos seus futuros smartwatches

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, a Xiaomi prepara uma mudança significativa no software que dá vida dos seus smartwatches. Em causa está a transição para o sistema operativo Wear OS com um novo produto a chegar ao mercado ainda em 2023.

Esta possibilidade é levantada pela publicação 9to5 Google, citando fontes conhecedoras dos planos da Xiaomi. Estes mostram-se bastante confiantes que esta transição irá efetivamente concretizar-se.

Próximo relógio inteligente da Xiaomi irá migrar para o Wear OS

Atualmente, os relógios da Xiaomi utilizam um software próprio ao qual a empresa chama "MIUI Watch OS". Embora seja baseado no Android, oferece uma integração íntima com o hardware que, em última instância, tem-se revelado extremamente benéfica para a autonomia do produto.

Xiaomi Watch S1 Pro

Pelo facto de não utilizar a designação Wear OS, os dispositivos da Xiaomi vêm-se privados de todas as vantagens do sistema operativo da Google. Em especial, as suas potencialidades de personalização e um ecossistema de aplicações e produtos mais alargado.

Conforme é agora avançado, tal irá mudar com o lançamento do próximo smartwatch com o selo da Xiaomi. Este novo produto abraçará totalmente o Wear OS, inclusivamente os Google Play Services.

Em suma, utilizará todos os serviços disponibilizados pela Google para esta plataforma. Ademais, beneficiará de todos os benefícios a ela associados, em especial o amplo leque de aplicações e serviços disponíveis no Wear OS.

Muitos estarão já a pensar na contrapartida que esta migração acarretará para a sua autonomia. Enquanto os atuais relógios da Xiaomi são promovidos com autonomia para duas semanas, a migração para o Wear OS deverá significar uma quebra significativa neste campo.

Importa sublinhar que, apesar desta mudança, os relógios da Xiaomi continuarão a ser chamados Xiaomi Watch. Ademais, continuarão a conectar-se aos smartphones pela app Mi Fitness (Xiaomi Wear).

Resta-nos agora aguardar pela confirmação destas informações. A Xiaomi ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, portanto, não tomes como adquirida esta transição.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.