Os primeiros indícios sólidos do telemóvel de próxima geração chegam agora à Internet e revelam um incrível smartphone Android que deverá substituir o Xiaomi 13 Ultra atual. A tarefa recairá sobre o Xiaomi 14 Pro+ cujas caraterísticas técnicas chegam agora à Internet.
Em particular, será um telemóvel dedicado à fotografia, tal como o modelo 13 Ultra atual. Terá, para tal, 4 câmaras fotográficas de 50 MP, uma das quais com teleobjetiva com óticas periscópicas para possibilitar uma ampliação total, ou zoom de até 120x (vezes).
Xiaomi 14 Pro+ será um dos melhores smartphones de 2024
Após colocar no mercado o modelo mais avançado da gama Xiaomi 13, o Xiaomi 13 Ultra que ainda não tivemos oportunidade de conhecer propriamente em Portugal, estamos já a atentar no seu possível sucessor. Assim o obriga o inexorável avanço da tecnologia, impulsionada pelo ciclo anual de renovação de telemóveis.
Em causa está agora a fuga de informação divulgada pelos colegas da publicação NotebookCheck, reportando-se aí ao Xiaomi 14 Pro+ (Plus). Ou seja, em vez de um modelo Ultra teremos, possivelmente, um modelo Pro Plus, ou simplesmente Pro+.
Este telemóvel representará o ápice da fotografia móvel e contará com a parceria da Leica para aprimorar o seu sistema fotográfico. A propósito, este departamento será formado por quatro câmaras traseiras, todas com 50 MP de resolução e deferentes óticas.
Gama composta por (pelo menos) três modelos Xiaomi 14
Assim sendo, teremos os seguintes modelos a compor a próxima gama da fabricante chinesa liderada por Lei Jun:
- Xiaomi 14
- Xiomi 14 Pro (ou Plus)
- Xiaomi 14 Pro+ (ou Ultra)
Até ao momento já vimos algumas imagens esquemáticas associadas a esta gama, sem que seja possível confirmar, até ao momento, a sua veracidade. Em todo o caso, perspetiva-se um design angular, com foco no módulo fotográfico traseiro.
Note-se ainda que o trio de smartphones Android deverá manter uma mesma estética entre os três modelos. Portanto, o design assumido pelo modelo Xiaomi 14 deverá ser seguido também pelos modelos Pro e / ou Pro+ / Ultra, tal como indiciam as primeiras fugas de informação.
Abaixo podemos ver uma das primeiras publicações no Twitter / X com o possível design do smartphone, bem como algumas das principais especificações técnicas apontadas.
Assim sendo, contamos com um ecrã OLED plano, isto é, sem margens curvas neste telemóvel base. Terá também uma câmara tripla de 50 MP na sua traseira, com maior módulo fotográfico face à geração atual.
Por fim, a sua construção será em metal e vidro, mantendo o aspeto e construção premium. Para já não dispomos de mais detalhes ou caraterísticas técnicas para este dispositivo móvel que só deve estrear no final deste ano na China e em 2024 na Europa.
Zoom de até 120x no modelo Xiaomi 14 Pro+
Em todo o caso, estabelecida a base para o Xiaomi 14, é no modelo Pro+ que nos concentraremos nesta peça. Assim, contamos com incríveis capacidades de ampliação total da imagem - combinação entre ampliação ótica da imagem e ampliação digital.
Por outras palavras, nestes telemóveis Xiaomi 14 de topo teremos uma mistura entre zoom ótico e zoom digital para entregar uma ampliação total de até 120 vezes. Muito à semelhança, aliás, do que já temos nos Samsung Galaxy S23 Ultra, por exemplo.
Para possibilitar esta melhoria as fugas de informação sugerem a introdução de novos sensores desenvolvidos pela Sony e pela Omnivision, ambos a figurar nos próximos telemóveis Xiaomi.
Mais ainda, a fonte aponta uma forte melhoria nas captações noturnas, ou seja, na fotografia noturna e capacidade dos sensores para captar mais luz. Ou seja, a fotografia ficará ainda melhor com as capacidades reforçadas deste modelo topo de gama para 2024.
Processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm
Entre as poucas certezas que temos até ao momento está a utilização de processadores topo de gama da Qualcomm. A Xiaomi tem uma das mais longas parcerias com a norte-americana Qualcomm, empregando sempre os seus mais recentes processadores de gama alta nos novos smartphones premium.
Como tal, é apenas expectável que a próxima gama de telemóveis topo de gama empregue, logo que possível, a próxima geração de processadores Qualcomm. Em causa estão agora os Snapdragon 8 Gen 3 a ser apresentados mais no final deste ano.
Por fim, importa frisar que a gama Xiaomi 14 só deve chegar às lojas na Europa no primeiro trimestre de 2024. Em todo o caso, poderá ser apresentada na China até ao final do presente ano de 2023.
Editores 4gnews recomendam: