Xiaomi podia ter tido outro nome quando foi fundada, revela CEO

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi é em 2020 uma das marcas mais reputadas no mundo tecnológico a nível global. Este é o nome que todos nos habituamos a pronunciar, mas que nem sequer foi a primeira escolha dos fundadores.

O co-fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, revelou esta sexta-feira que a empresa esteve perto de se chamar Xuande ou Red Star quando foi fundada. A revelação foi feita durante o décimo aniversário da comunidade Xiaomi.

Tudo aconteceu na primeira reunião de sempre entre os membros fundadores da Xiaomi, a 14 de janeiro de 2010. Aí, o tema principal em discussão era o nome da marca, e Xiaomi não foi o primeiro a ser colocado em cima da mesa.

Red Star foi a primeira opção

Red Star foi a primeira opção a ser proposta, mas acabou por ser colocado de parte porque já era uma marca registada. Xuande foi outro nome colocado em cima da mesa, mas acabaria rejeitado por não soar bem aos fundadores.

Para além de Red Star ou Xuande, Qianqi, Antong ou Lingxi estavam entre as centenas de hipóteses possíveis. O resto é história, e o nome escolhido pela empresa fundada a 6 de abril de 2010 seria o que todos conhecemos - Xiaomi.

Desde cedo que associamos o logo “Mi” à empresa. Segundo Lei Jun, um dos significados é o facto de significar ‘Mobile Internet’, porque a Xiaomi queria ser uma empresa mobile na internet. O outro significado é ‘Mission Impossible’ (Missão Impossível), isto porque a empresa pretendia completar uma tarefa vista como muito difícil de alcançar.

Editores 4gnews recomendam:

  • 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
  • Xiaomi corta até 100 € nos preços das lojas físicas Mi Store
  • Xiaomi Mi 10 vê preço e especificações confirmados em nova listagem
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.