Foi apenas no final do ano passado que a Xiaomi apresentou ao mundo o seu primeiro carro elétrico, o SU7. Contudo, as ambições da empresa para este mercado não se ficam por aqui e o seu segundo modelo está já numa fase avança do seu desenvolvimento.
Quem o afirma é a Bloomberg, citando fontes familiarizadas com o assunto. Este relatório dá conta de que o próximo carro com o selo Xiaomi poderá entrar em fase de produção já em 2025.
Próximo carro elétrico da Xiaomi será um rival para o Tesla Model Y
A mesma fonte dá conta de que o carro em desenvolvimento será um SUV compacto. Isto significa que poderemos estar perante um veículo que fará concorrência direta ao Tesla Model Y.
Aliás, é precisamente este modelo que a Xiaomi Automobile estará a usar como termo de comparação para o seu novo produto. Portanto, é provável que a empresa faça uma comparação direta entre os dois nesse evento.
Para alcançar o prazo referido, a Xiaomi estará a remodelar a sua fábrica em Yizhuang, Pequim. A primeira fase deste processo deverá ficar concluída já no próximo mês, permitindo à empresa construir 150 mil veículos por ano.
A segunda fase desta remodelação deverá proporcionar à Xiaomi uma capacidade de produção de 300 mil unidades por ano. Espera-se que tal fique concluído em 2025, o que poderá levar ao anúncio oficial do seu próximo veículo.
A opção pela apresentação de um SUV como segundo modelo não é inocente. Os rumores referem que era este tipo de carro que a empresa tinha em mente há três anos quando fundou o seu ramo ligado ao mercado automóvel.
Contudo, ela acabou por determinar que seria mais vantajoso para si entrar neste mercado com um sedan como o SU7. Com efeito, ressuscitar esse projeto faz todo o sentido e permite-lhe acelerar o seu processo de desenvolvimento.
Xiaomi SU7 continua a ser a prioridade da empresa
Apesar do avançado estado de desenvolvimento do seu próximo carro elétrico, a Xiaomi continua comprometida com o SU7. Este modelo continua a ser a prioridade do seu departamento automóvel.
Vale relembrar o sucesso que o Xiaomi SU7 teve no mercado. Os números conhecidos indicam que a empresa recebeu 50 mil encomendas para o seu carro nos primeiros 27 minutos de venda do mesmo.
Até agora, estima-se que as encomendas sejam já superiores a 100 mil unidades. De acordo com alguns rumores, a empresa chinesa já construiu 10 mil unidades e espera construir mais 90 mil até ao final deste ano.