Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Pet Feeder review: análise ao alimentador automático Smart

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 15 min.

O alimentador inteligente da Xiaomi, o Xiaomi Smart Pet Food Feeder, ou Xiaomi Pet Feeder (abreviando) aqui em análise, chegou a Portugal em simultâneo com a fonte de água Xiaomi Smart Pet Fountain.

Em causa está o comedouro e bebedouro automáticos para os nossos animais de estimação. Analisamos aqui o primeiro produto, seguindo-se o fontanário automático, produtos também vendidos em kit ou bundle.

Alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

Em Portugal, o alimentador inteligente Xiaomi tem um preço recomendado de venda ao público de 129 € na loja oficial. É, desse modo, um produto premium para este segmento de gadgets para animais de estimação, avaliado como tal.

Traz controlo através da app Mi Home, design minimalista e, acima de tudo, tranquilidade e controlo preciso das refeições. Há espaço para melhoria, mas cumpre com distinção o seu desígnio, o de alimentar com pontualidade os nossos animais de estimação.

Alimentador automático Xiaomi com ligação à app Mi Home

Alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

Indicado para gatos e cães de pequeno e / ou médio porte, este alimentador automático pode ser usado no quotidiano para manter uma alimentação regrada para o animal.

Por outro lado, pode também ser a solução ideal para quando vamos de férias e deixamos o nosso animal de companhia em casa durante alguns dias, até uma semana de alimentação com este Smart Pet Feeder.

Alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

Funcionalidades do Xiaomi Smart Pet Food Feeder

  • Alimentação disponível 24 horas
  • À prova de água e humidade, mantém a frescura da comida seca
  • Silencioso e fiável na operação
  • Conetividade com a app Xiaomi Mi Home
  • Controlo preciso do n.º de refeições e quantidade dispensada (gramas)
  • Possibilidade de configurar cenários IFTTT (Smart Home)

Configuração inicial do alimentador automático Xiaomi

Alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Botão principal e LED's de operação do alimentador automático.

O alimentador automático Xiaomi Pet Feeder obriga a algum cuidado durante a configuração inicial. Em primeiro lugar, após tirar tudo da embalagem temos poucas instruções físicas, ou impressas.

Temos um adaptador de corrente com cabo de bom comprimento e revestimento em tecido, pormenor que denota uma maior qualidade de construção no produto.

Alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Localização dos ímanes na base para o prato em aço.

Toda a configuração é feita através da aplicação de companhia e controlo, a app Mi Home, grátis para Android e iOS. Não é o produto de montagem e configuração mais simples, mas em cerca de 10 minutos temos o alimentador montado e a funcionar.

O utilizador preenche um perfil digital para o seu animal de estimação para regular os seus ciclos de alimentação. Dados como a raça, idade, peso, tipo de ração e média diária de ração a dispensar, são apenas alguns dos critérios que podemos preencher.

Alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pequenas marcas no prato e base para alinharmos ambos os componentes.

Em primeiro lugar, após tirar tudo da caixa, podemos colocar o recipiente para a comida, em aço, na sua base. Em seguida, colocamos essa base e respetivo prato justapostos com o corpo principal do alimentador, fixando-se magneticamente com ímanes.

Importa frisar que a montagem física do alimentador automático é fácil. Todas as peças encaixam como seria de esperar, com o processo inicial a ser desprovido de dificuldades técnicas.

Fixação magnética dos elemtnos é eficaz e muito inteligente!

Alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
O corpo principal e base / prato do alimentador automático.

Atribuo uma nota muito positiva ao sistema de fixação magnética do prato e respetiva base ao corpo do alimentador. É altamente conveniente para mover o produto, tirar o prato para o lavar periodicamente.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor da taça metálica, em aço e sem arestas vivas.

Em suma, algo tão simples como a ação dos ímanes dá ao alimentador automático Xiaomi Pet Feeder um elemento conveniente e que denota um cuidado com a sua execução. É muito inteligente.

Abrir a tampa do compartimento principal é um desafio

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

O alimentador automático Xiaomi Pet Feeder tem um compartimento principal, para a ração, que veda muito bem. Porém, esta qualidade do produto traz também um desafio - não é fácil abrir este compartimento e andamos algum tempo à procura "do botão".

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Para abrir o compartimento temos que pressionar esta patilha na traseira.

Isto é, dada a sua construção sólida, design minimalista e uni bloco, como é que se abre a tampa para colocar a ração? Dei por mim confuso durante alguns momentos, até que descobrir a alavanca nas costas do Xiaomi Pet Feeder.

Fechar o compartimento da ração também obriga a atenção

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

Abrir o compartimento principal trouxe mais dificuldades do que estava à espera. Se, por um lado, é sinal que este veda bem e mantém a comida fresca, por outro causará alguma frustração inicial sempre que queremos aceder ao seu "tanque".

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Parte inferior da tampa do depósito / compartimento principal.

Colocar e fechar esta tampa também obriga a alguma atenção. Temos que a colocar de modo que a patilha prenda na ranhura indicada, obrigando sempre a alguma atenção. É aqui que o produto podia ser mais sucinto e amigável do utilizador.

Tampa repleta de tecnologia e com cartuxo secante

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor dos contactos eletrónicos para o botão exterior e do cartuxo secante.

A tampa do Xiaomi Pet Feeder é um dos seus elementos mais cativantes. É neste verso que começamos a perceber porque é que este alimentador automático custa um pouco mais que as alternativas de mil e uma marcas com produtos similares.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
O cartuxo secante é um dos atributos únicos deste alimentador automático.

O cartuxo, em formato circular, é o consumível presente neste Xiaomi Pet Feeder. No seu interior contém carvão ativado e material absorvente da humidade para manter os alimentos secos, realmente secos durante a sua utilização.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

A sua colocação e substituição é fácil, basta rodar para a esquerda para desapertar, e para a direita para o firmar. As instruções estão bem sinalizadas no interior da tampa e bastará mudar este componente - útil, mas não essencial - sensivelmente a cada 3 meses.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Compartimento traseiro para gestão do cabo, com tampa própria.

A traseira do alimentador apresenta um compartimento para gestão do cabo, ideal para escondermos o cabo remanescente, vulgo cable management para manter toda a instalação mais simples e visualmente agradável.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor da área para gestão do cabo com indicações das informações do produto.

Esta implementação é inteligente, útil e merece uma nota de destaque pois conseguimos montar o alimentador e ajustar o comprimento do cabo à medida da distância da tomada e das nossas necessidades.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pés em borracha para garantir que o alimentador não desliza.

A atenção ao detalhe é notória em todos os elementos do produto, até mesmo na sua base com a inclusão de pés em borracha para que o alimentador não seja arrastado. E, bem sabemos o quão enérgicos (e criativos) podem ser os nossos "pets".

São pormenores que, no conjunto, fazem a diferença e ajudam a justificar o preço do Xiaomi Pet Feeder.

Alimentador com capacidade para 3,6 L de ração seca

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Vista para o interior do Xiaomi Pet Feeder.

O Xiaomi Pet Feeder tem uma construção modular, deveras inteligente. Temos a base e respetivo prato em aço, bem como o contentor interno, amovível, além da sua "casca", o corpo propriamente dito do alimentador automático.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor dos contactos eletrónicos e orifício para Reset do Xiaomi Pet Feeder.

Toda a cuba interior, em plástico robusto, pode ser removida para limpeza, para atestar novamente com ração o Xiaomi Pet Feeder, etc. É um sistema inteligente e modular que também pode facilitar a substituição de componentes ao longo da sua vida útil.

Funcionamento relativamente silencioso e consistente

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor do mecanismo rotativo de distribuição de comida.

O Xiaomi Pet Feeder dispensa comida ao fazer girar a hélice que vemos acima, empurrando os grãos de ração seca para o orifício abaixo, seguindo para o prato, logo abaixo. Note-se que este alimentador "prefere" ração seca, de formato circular.

Alimentador (apenas) para ração seca com formato circular

Xiaomi Smart Pet Feeder
Aviso apresentado na aplicação de companhia Mi Home.

Importa ter em atenção o tipo - neste caso o formato - da ração seca, pois o alimentador foi feito para dispensar ração seca de formato circular. Tal facto é expresso na própria aplicação de companhia, de modo bem claro.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor do mecanismo rotativo de distribuição de comida.

Os principais componentes móveis e mecânicos são de fácil acesso, o que futuramente pode simplificar uma reparação ou substituição. De qualquer modo, o seu funcionamento é relativamente silencioso, com o produto a cumprir a sua função.

Caraterísticas técnicas do alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

  • Potência: 5,9 W
  • Capacidade: 3,6 L
  • Peso: 3 kg
  • Comprimento do Cabo de alimentação: 1,5 m
  • Cor: Branco
  • Material: Plástico ABS + Aço Inoxidável

Principais funções e especificadores do Alimentador Inteligente Xiaomi

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

  • Dosagem regulada em Tempo e Quantidade
  • Notificações e Informação da quantidade de comida no Depósito
  • Sistema de distribuição com seis pás / lâminas de borracha
  • Dosagem programada para várias sessões de alimentação
  • Sistema de Selagem Tripla - impermeável
  • Até 1,8 kg de ração seca / capacidade de 3,6 l
  • Até 20 dias de fornecimento de alimentos
alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor das lamelas em borracha que empurram a comida seca.

O alimentador automático Xiaomi Pet Feeder apresenta um funcionamento não só silencioso, como também seguro. Isto porque todos os seus componentes rotativos, com movimento e que efetivamente dispensam a comida são em plástico ABS.

Por outras palavras, não encontrei partes que nos pudessem magoar durante o seu normal funcionamento, muito menos aos nossos "pets".

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor do orifício dispensador de comida na posição fechada.

Para além disso, o orifício pelo qual a comida é dispensada, tem uma porta de segurança. Desse modo, um gato mais curioso não consegue aceder a qualquer pepita de comida que possa ter ficado presa, nem nenhum cachorro tenta fazer o mesmo.

Design e construção do produto

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Design limpo, em branco pauta todo o alimentador automático.

O alimentador automático Xiaomi Pet Feeder mantém o design minimalista que pauta boa parte dos equipamentos da marca. Como se torna óbvio, não temos uma câmara integrada, tampouco um altifalante, presença comum em alimentadores mais baratos.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor do plástico ABS canelado na base para o prato em aço inoxidável.

Ainda que a utilidade dos componentes supracitados possa ser questionável, facto é que não os temos aqui. Por outro lado, temos sim um prato de ração em aço inoxidável 304, de nível alimentar, fácil de lavar e remover da respetiva base.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Formato côncavo do prato / pia em aço inoxidável.

O prato, ou pia, para a ração seca repousa simplesmente na base que, essa sim, se fixa magneticamente ao corpo do alimentador automático. Este elemento é construído em aço inoxidável (304) e, apesar de relativamente fino, mostra-se fácil de lavar.

Para além disso, não temos arestas vivas, pelo que o risco de magoar os nossos pets é virtualmente inexistente.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Orifício de saída da ração com tampa automática, em plástico.

De modo a manter a comida mais fresca, em ambiente selado, o orifício de saída da ração fecha-se automaticamente quando não está em operação. Assim, há também uma menor tentação - sobretudo entre gatos - para inspecionar a "fonte" da comida.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Vista interior do orifício de saída da ração e mecanismo de rotação, acima.

Toda a construção do alimentador automático Xiaomi Pet Feeder é conscienciosa. Isto é, notamos que a marca pensou efetivamente nas rotinas do utilizador, na facilidade de limpeza do produto e nos tipos de materiais que melhor sobreviveriam neste alimentador.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Óculo para um dos sensores no interior do alimentador automático.

O resultado? Uma máquina que, apesar de não ter câmara nem altifalante e / ou microfone, cumpre muito bem a função base, a de alimentar com peso e medida. Para além disso, a sua construção modular é o que o torna realmente prático no quotidiano.

Falhou a luz ou Internet? Não há problema, temos alimentação de emergência!

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

Na eventualidade de uma falha energética, o alimentador automático Xiaomi Pet Feeder tem um sistema de emergência de emergência, já a pensar nestas eventualidades. Na prática, temos uma bateria interna recarregável no produto.

Desse modo, mesmo que falhe a luz e a Internet, temos uma dosagem regular. Note-se que não é necessário inserir pilhas no produto.

App de controlo Mi Home para configurar dosagens e horários precisos

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

A aplicação Mi Home permite controlar tanto o alimentador como a fonte inteligente da Xiaomi. Para controlar as refeições é fácil, basta definir a sua periodicidade (frequência) e quantidade de comida a ser dispensada em cada refeição nesta aplicação.

Temos sempre a possibilidade de dispensar comida manualmente, seja através da app (ver acima), ou ao pressionar o único botão físico que encontramos no alimentador (ver foto em seguida).

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Botão no canto serve para dispensar uma porção de ração.

O minimalismo da conceção do produto brinda o utilizador com um só botão físico que cumpre um único propósito, o de dispensar uma dosagem adicional de ração - seja como recompensa, ou para reforçar uma refeição.

Ademais, os três LEDs de operação reportam-se à ligação Wi-Fi (topo), operação normal (centro) e alertas (baixo). São meros indicadores visuais que nos lembrar para aceder à app Mi Home. Aí sim, temos os alertas e todas as várias configurações.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

A aplicação é de importância crucial para o bom uso deste produto. Como tal, o nosso critério de análise foi mais exigente e aqui temos, no geral, boas notícias.

O layout da aplicação é de fácil compreensão, especialmente no processo de configuração inicial. Todo o controlo do produto e funções adicionais estão mais trabalhadas e intuitivas, merecendo aqui nota positiva.

App Mi Home é essencial para usufruir do Xiaomi Smart Pet Food Feeder

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

Porém, temos ainda várias instâncias e elementos sem tradução para português, apresentados em inglês como é o caso das notificações sempre que o Xiaomi Pet Feeder executa uma ação ou requer a nossa atenção.

Em suma, a aplicação suporta o idioma português e, na maioria dos menus e configurações, apresenta uma correta tradução. Porém, certos elementos como as notificações apresentadas (ver imagem infra) ainda não estão traduzidos.

Xiaomi Smart Pet Food Feeder
Notificações apresentadas não estão traduzidas para português.

A Xiaomi precisa de continuar a trabalhar na aplicação de companhia de modo a uniformizar a experiência de utilização. São "arestas" que a marca precisa de limar se tornar realmente excelente. São pormenores, bem sei, mas não os podemos ignorar.

Conclusão: um alimentador automático premium, fiável e Smart

s

O alimentador automático Xiaomi Pet Feeder é um produto premium com preço elevado para Portugal. Afinal de contas, são 130 euros, mas em troca temos um controlo preciso para garantir que o nosso animal de estimação recebe uma alimentação regrada.

Em pouco tempo me habituei ao seu uso, deixando de me preocupar com o doseamento das refeições - e o próprio animal também se habituou ao ruído e funcionamento da máquina (algo que dependerá de caso para caso).

Xiaomi Smart Pet Food Feeder

- Alimentação Automática e Precisa
- Impermeável, fresco e Silencioso
- Distribuição Suave da Ração Seca
- Conexão Inteligente à app Mi Home
- Fácil de limpar e Lavar
- Consumíveis acessíveis

Há, contudo, margem para melhoria nos seguintes pontos:

  • Traduções e simplificação da app Mi Home
  • Suporte para mais formatos de ração seca
  • Sem câmara Wi-Fi nem altifalante / microfone

Para a segunda geração do produto a Xiaomi pode incluir esse toque premium que, na minha opinião, justificaria o preço atual. Para além disso, temos o custo acrescido dos consumíveis - acessórios de remoção da humidade no interior do depósito.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder
Pormenor da junta em borracha que ajuda a selar o interior do depósito.

Em suma, este Xiaomi Smart Pet Food Feeder funciona realmente bem, acabando por valer o preço. O produto cumpre e é bem construído, além de conseguir passar quase despercebido no lar.

É muito fácil de lavar sempre que necessário, é silencioso (importante para não assustar o animal) e permite um controlo muito preciso das sessões de alimentação para evitar sobrepeso e mantendo a comida fresca no seu interior.

alimentador automático Xiaomi Pet Feeder

É, por fim, o acessório perfeito para irmos de férias com maior paz de espírito, e sobretudo para regrar os hábitos de alimentação do nosso cão, gato e / ou furão.

A 4gnews atribui 4 estrelas em 5 possíveis ao Xiaomi Pet Feeder.

Podemos ainda completar o "ecossistema" de produtos inteligentes para animais de estimação com a fonte automática da marca, a Xiaomi Pet Water Dispenser.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.