Xiaomi, OPPO e Vivo unem esforços para solucionar este problema dos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A migração de dados para um novo smartphone Android é, por via da regra, um processo ainda moroso que não se afigura simples para o utilizador menos versado. A pensar nisso, a Xiaomi, OPPO e Vivo querem agora mitigar esta vicissitude com um novo sistema.

Ainda que existam várias aplicações para migrar os dados para o novo telemóvel, com a Google a facilitar a tarefa em vários smartphones, a solução não é 100% eficaz. Temos sempre alguns detalhes, dados e configurações que não são transferidos, seja o papel de parede, tema, ou outras configurações pessoais que se "perdem" durante a transferência de dados.

OPPO, Vivo e Xiaomi unem esforços para melhorar os smartphones Android

Xiaomi OPPO Vivo

Face ao exposto, as três maiores fabricantes de smartphones Android da China, a OPPO, Vivo e Xiaomi unem agora esforços para tentar remediar esta situação. É, até ao momento, a segunda maior colaboração entre as três empresas após a transferência peer-to-peer que também veio trazer mais versatilidade no processo de transferência de dados.

A promessa é simples. O utilizador poderá migrar os seus ficheiros e transferir as informações e configurações de modo mais simples entre os smartphones Android destas três marcas. Até ao momento já existia uma fácil transferência entre apps da própria marca, ao que agora se somarão as aplicações de terceiros.

Desse modo, transferir as nossas informações entre smartphones Xiaomi, Vivo e OPPO será mais fácil, rápido e sobretudo mais abrangente, proporcionando uma migração completa. Será como migrar todos os dados entre telemóveis da mesma marca, deixando de existir partes deixadas de fora durante uma transferência de dados entre smartphones.

Transferência completa de dados entre smartphones Android

Ainda que este procedimento para a maioria dos utilizadores seja de rara ocorrência. Isto é, por norma apenas se verifica aquando da aquisição de um novo smartphone, o mesmo é um momento de tensão. Ninguém quer perder os seus dados e procura que o novo smartphone traga já as configurações que, ao longo do tempo e do uso, aprendeu a gostar e utilizar no smartphone antigo.

É aqui que entra este consórcio de transferência de dados a aplicar-se em primeiro lugar na China. Note-se que numa primeira versão deste entendimento triplo até mesmo a Samsung, em 2019, aderiu à "Transfer Alliance".

Internacionalmente, é a Google que faz a ponte entre o novo e o antigo smartphone Android. Porém, como acima explanamos, não é uma solução de migração perfeita, nem mesmo com o "Nearby Share".

Em suma, contamos com o desenvolvimento de uma solução mais robusta que permita agilizar esta etapa ainda imperfeita e tediosa para os utilizadores de smartphones Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.