A Xiaomi, OPPO, Nothing, Motorola e outras fabricantes de dispositivos móveis trabalham atualmente no sentido de trazer a conetividade via satélite para os seus smartphones.
A tecnologia acabará com as falhas de cobertura de rede móvel e garantirá que nunca ficaremos privados de serviço, porventura quando dele mas precisamos.
As notícias chegam-nos do Mobile World Congress 2023, o MWC 23 a decorrer em Barcelona. Aí, fabricantes como a Xiaomi, Vivo, Motorola, OPPO, Honor, bem como Nothing já expressaram as suas intenções em implementar esta tecnologia da Qualcomm em futuros smartphones.
Apple foi pioneira ao incluir comunicações de emergência por satélite nos iPhone 14
A pioneira na implementação desta tecnologia foi a Apple com os seus iPhone 14 apresentados em setembro último. A funcionalidade visa garantir comunicações de emergência através da ligação direta aos satélites de comunicação. Desse modo, em caso de urgência o utilizador terá sempre uma via de acesso aos serviços de emergência graças às chamadas / SMS via ligação de satélite.
É um dos casos em que, na minha opinião, é com bons olhos que vejo as fabricantes Android a seguir este exemplo. Algo que pode ajudar o utilizador comum nos momentos mais delicados, em caso de acidente numa região remota, ou quando por algum motivo o acesso à rede móvel é interrompido ou apresenta falhas.
De momento, a conexão por satélite com os novos Apple iPhone é possível graças aos componentes de RF personalizados pela própria Apple e pelo modem da Qualcomm.
Segundo o vice-presidente de produto da Qualcomm,Francesco Grilli:
"Ao incorporarem a tecnologia Snapdragon Sattelite na próxima geração de dispositivos, os nossos parceiros poderão oferecer a possibilidade de envio de mensagens por satélite. Isto graças à constelação de satélites LEO já comercialmente disponíveis. Algo que possibilita aos subscritores em todo o mundo manterem-se ligados à família e amigos, mesmo que estejam a explorar os esplendores da natureza.
Qualcomm apresentou a sua soluções no CES Las Vegas 2023
A norte-americana Qualcomm deu a conhecer a sua tecnologia de comunicações por satélite, para efeitos de emergência, durante o CES Las Vegas 2023, no início de janeiro. Apelidado Snapdragon Satellite, a tecnologia visa manter, sempre, uma ponte de comunicação entre o dispositivo e o resto do mundo.
Até ao momento, contudo, as fabricantes Android não se haviam pronunciado quanto à implementação deste sistema, algo que agora muda no MWC 2023.
De uma só empreitada, desde a Xiaomi, à OPPO, Motorola, Nothing e várias outras marcas fazem saber que os seus próximos telefones incorporarão esta possibilidade.
Para já, contudo, a tecnologia está em desenvolvimento, com a solução da Qualcomm a ser acompanhada e auxiliada pelas principais marcas do segmento Android.
Porém, sabemos que a Snapdragon Satellite será possibilitada pelos próximos modems RF da Qualcomm a chegar com os processadores das gamas Snapdragon 8 até aos Snapdragon 4.
Editores 4gnews recomendam: