O MIX Fold 3 é o mais recente smartphone dobrável da Xiaomi e um dos melhores lançamentos de 2023. Ainda assim, a versão que ficamos a conhecer oficialmente conta com outra variante até então desconhecida e com um atributo muito cativante.
Em causa está a versão secreta do Xiaomi MIX Fold 3 com câmara frontal oculta ou instalada sob o ecrã AMOLED. Ou seja, o telemóvel equipado com a câmara frontal embutida no painel, a implementação comummente conhecida como under screen camera.
Xiaomi MIX Fold 3 é o mais recente smartphone dobrável em 2023
Ao passo que a versão convencional, ou melhor, oficial deste novo smartphone Android dobrável apresenta uma câmara frontal normal, a perfurar o ecrã AMOLED, no protótipo agora encontrado esta câmara está oculta. É, na prática, uma implementação mais elegante.
Ao que tudo indica esta terá sido uma versão de estudo da Xiaomi antes de apresentar formalmente o seu novo dobrável. A fabricante chinesa terá estudado a viabilidade desta implementação, com alguns protótipos a serem fabricados para efeitos de avaliação.
Xiaomi terá estudado a viabilidade da câmara frontal embutida no ecrã AMOLED
Recordamos que o novo MIX Fold 3 tem um ecrã principal de 8,03 polegadas no interior e um ecrã exterior ou secundário de 6,56 polegadas de diagonal. É um dos smartphones dobráveis mais finos do mercado e nesta versão tem até a câmara frontal embutida.
As imagens divulgadas agora pela publicação dedicada Xiaomiui mostram-nos, lado a lado, o MIX Fold 3 normal. À esquerda temos o produto com o recorte ou perfuração para a câmara frontal no canto superior esquerdo do ecrã. Logo ao lado, temos a "versão secreta do dispositivo móvel na sua versão de protótipo.
Protótipo agora revelado do smartphone Xiaomi MIX Fold 3
Importa frisar que os sistemas de câmara fotográfica embutidas não são propriamente novas. Todavia, a qualidade resultante das imagens captadas por este tipo de câmaras deixa muito a desejar, pelo que são ainda um tanto experimentais e pouco viáveis.
Ainda que não sejam conhecidos os motivos para a Xiaomi não ter implementado esta solução no seu novo MIX Fold, é muito provável que a qualidade das imagens e vídeos tenham sido o fator decisivo.
O novo telemóvel destaca-se ainda pelo seu processador ou chipset é o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, atualmente o mais avançado processador para smartphones Android. Tem também até 12 GB de memória RAM e armazenamento interno desde 256 GB.
Porém, é efetivamente o seu sistema de câmaras fotográficas com a LEICA em destaque que o separa da concorrência. Com efeito, temos um novo sistema de câmaras liderado pelo sensor primário de 50 MP Sony IMX989, acompanhado por uma teleobjetiva e câmara com ampliação ótica (zoom ótico) de 3,2 vezes.
Infelizmente, este novo smartphone dobrável não chegará aos mercados globais, tendo a fabricante já confirmado a sua exclusividade para a China.
Editores 4gnews recomendam: