Xiaomi: MIUI 13 Global chega sem algumas das novidades da versão chinesa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi ultima os preparativos para o lançamento da versão global da MIUI 13. O lançamento oficial deverá acontecer ainda esta semana, mas alguns modelos já a testam, tal como já demos a conhecer.

Foi através desta fase de teste que se constatou uma triste realidade para os utilizadores ocidentais. A versão da MIUI 13 que será disponibilizada fora da China terá menos recursos que a versão caseira da interface da Xiaomi.

MIUI 13 continua a sacrificar funcionalidades nos mercados globais

Infelizmente, esta manobra de disponibilizar menos recursos na versão global da MIUI não é novidade. A Xiaomi fez algo semelhante nas versões anteriores do seu software e percebe-se agora que a nova versão não mudará esse paradigma.

MIUI 13

As confirmações são avançadas pela equipa MIUIes e dão conta, desde logo, da ausência da loja de widgets introduzida na MIUI 13. Isto significa que os utilizadores europeus não terão acesso à mesma panóplia de widgets que os utilizadores chineses.

Outra ausência tem que ver com o centro de controlo renovado que a nova versão da MIUI impôs. Todavia, ainda não está tudo perdido visto que esta novidade deverá ser alargada para a versão global com futuras atualizações para a interface.

Em seguida, nota-se a ausência da funcionalidade Mi Smart Hub. Trata-se de um novo painel de agregação para gadgets inteligentes que oferecerá maior facilidade na gestão destes produtos diretamente no smartphone. Nota ainda para a não implementação da fonte Mi Sans.

MIUI 13 Global traz mais privacidade e melhor desempenho

Nem tudo são más notícias com a implementação da MIUI 13 a nível global. Esta versão não esquece algumas das novidades que a Xiaomi introduziu para melhorar o desempenho do equipamento e a privacidade do utilizador.

Com efeito, temos a introdução de maior detalhe sobre as permissões utilizadas pelas aplicações, uma nova barra lateral e o novo modo de utilização com uma mão. Para os amantes de personalização, temos novos fundos de ecrã.

Já os equipamentos que receberão a MIUI 13 com Android 12 terão novos indicadores presentes na barra de tarefas. Estes permitirão saber facilmente quando a câmara, microfone ou GPS estão a ser utilizados.

Apoiado na filosofia de design Material You do Android 12, haverá uma maior simbiose entre aplicações e a imagem de fundo do smartphone. Trata-se das cores dinâmicas que serão baseadas na cor dominante do teu papel de parede.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.