Xiaomi MIJIA Smart Clothes Dryer Pro é estendal vertical perfeito para a tua casa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi adicionou um novo estendal de roupa retrátil, ideal para colocar em pequenos espaços como uma varanda, arrecadação ou sala da máquinas. O melhor de tudo? Tem uma capacidade de suporte para até 35 Kg de roupa, além de ser muito discreto.

O produto foi apelidado pela Xiaomi de MIJIA Smart Clothes Dryer Pro e, quando não está a ser usado, pode ser compactado e arrumado perfeitamente no teto. É o mais recente anúncio de produtos e eletrodomésticos para o lar após a MIKIA Smart Clothes Dryer e do robot de cozinha MIJIA Cooking Robot.

Solução da Xiaomi permite colocar a roupa a secar sem estorvar

Xiaomi MIJIA Smart Clothes Dryer Pro

Tal como o nome indica, o Xiaomi MIJIA Smart Clothes Dryer Pro apresenta-se como melhoria face aos produtos MIJIA Smart Clothes Dryer e MIJIA Clothes Dryer que o antecederam. Para tal, tem uma estrutura mais fina e discreta que permite uma instação oculta.

Isto é, este secador de roupa, ou estendal de roupa vertical pode ser instalado no teto, funcionar como luz LED, como luminária LED quando for necessário, sem revelar o seu "verdadeiro" caráter. Ou seja, podem até instalar esta solução na sala de estar que ninguém perceberá a diferença a menos que a evidenciem.

Instalação oculta para o MIJIA Smart Clothes Dryer Pro

MIJIA Smart Clothes Dryer Pro

O estendal pode ser ocultado após utilização, no teto, permanecendo apenas uma luminária à vista. Uma vez que é completamente retrátil, a estrutura do estendal propriamente dita fica fora de vista, mostrando-se verdadeiramente compacta.

Temos, na prática, uma espessura de 9,8 cm para toda a estrutura quando está retraída. Ou seja, relativamente fina e, observando de fora, dificilmente perceberão que este produto Xiaomi é algo mais que uma solução de iluminação LED, função que também cumpre.

Iluminação LED é garantida pelo Xiaomi MIJIA Smart Clothes Dryer Pro

Xiaomi MIJIA Smart Clothes Dryer Pro

O controlo é efetuado através da aplicação MIJIA app. A partir da aplicação é possível controlar o brilho desta faixa de luzes LED, bem como a temperatura de cor. Para além disso, podemos ajustar o brilho em várias etapas incrementais para um controlo preciso de acordo com as necessidades do utilizador e do espaço.

Atentando no estendal de roupa propriamente dito, o mesmo tem 4 varas horizontal e 42 locais para colocar uma peça de roupa, na vertical. Mais ainda, a extensão da vara de secagem / estendal, pode ser ajustada e baixada telescopicamente para até 1,1 m.

Importa frisar que este ajuste vertical - o subir e / ou descer - do estendal é mediado pelo motor elétrico do estendal Xiaomi. É, segundo a marca, extremamente durável e silencioso, com bons materiais a ser empregues no motor e engrenagens.

O MIJIA Smart Clothes Dryer Pro é o mais recente integrante do ecossistema Xiaomi

Xiaomi Smart Clothes Dryer Pro

O produto está atualmente em fase de crowdfunding no seu mercado doméstico, a China, onde custa desde 174 € à atual taxa de conversão. Mais concretamente, custa 1 199 yuan - preço especial de lançamento - e deverá chegar posteriormente ao mercado da China por 1 299 yuan.

Em suma, esta é uma solução realmente engenhosa, ideal para apartamentos com pouco espaço. Ao poder ser "mascarada" de solução de iluminação LED, o estendal vertical passa mais despercebido e cumpre, mesmo assim, a sua função.

Tem uma boa capacidade de carga e diversos orifícios laterais para colocarmos as cruzetas e secar diferentes peças de roupa. Porém, de momento não indícios de uma possível disponibilidade na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.