As Smart TVs são um objeto que se tem tornado cada vez mais comum nas nossas casas. Boa parte dos fabricantes apostam em sistemas operativos próprios, o que faz com que os utilizadores que querem mais que as aplicações básicas de streaming, se vejam obrigados a procurar alternativas.
É para esse mesmo fim que existem equipamentos com Android TV como a Xiaomi Mi Box S, ou o mais recente Xiaomi Mi TV Stick que tenho testado nos últimos dias. E tendo em conta que já usei os dois produtos, trago-te agora umas dicas, tendo em conta a minha experiência com ambos, para que possas escolher o melhor, tendo em conta as tuas necessidades.
Mi TV Stick é mais portátil (e barato), mas isso traz limitações
O Mi TV Stick é um produto mais portátil que a Mi Box S. E ao contrário desta, até pode ser alimentado com recurso a uma porta USB da própria televisão. Isso faz com que seja o ideal para levares para qualquer lado, e assistir aos teus conteúdos de streaming sem problemas.
Tal como a Mi Box S, o Mi TV Stick tem Chromecast embutido e integração com a assistente Google. Podes usar controlos de voz ou, como no Chromecast, usar o comando disponível.
Isto leva-me a outro ponto, que é o comando. Este é praticamente igual ao da Mi Box S, e oferece-te uma experiência de navegação bastante aceitável. E isso faz com que, ao contrário de um Chromecast, por exemplo, não precises do teu smartphone para usar o aparelho.
As limitações do Mi TV Stick começam logo pela sua resolução máxima. Isto porque apenas vais poder assistir a conteúdo neste até 1080p. Isto faz com que não seja o dispositivo ideal, se já tiveres uma Smart TV 4K em casa. Contudo, se tiveres uma TV mais antiga, vai servir perfeitamente.
Uma diferença substancial entre ambos, é que o Mi TV Stick apenas tem 1GB de RAM (contra 2GB de RAM da Mi Box S). Isso faz com que se note uma menor fluidez, e a longo prazo isso será ainda mais notório. Essa limitação também não o coloca como um dispositivo apto para gaming.
Mi Box S não é perfeita, mas é mais completa
Mesmo não sendo perfeita, a Mi Box S é um produto bem mais polido. Esta suporta 4K a 60fps, o que faz com que brilhe em qualquer Smart TV moderna. E é o produto em que vale realmente a pena investir se quiseres elevar o potencial de uma Smart TV com 4K.
Os 2GB de RAM fazem com que se note uma maior fluidez na navegação, e é um produto em que, além de streaming, também podes jogar alguns jogos sem que para isso sofras com performance.
Tal como o Mi TV Stick, a Mi Box S apenas tem 8GB de armazenamento interno. Mas neste caso, a sua porta USB dá-te a possibilidade de ligares uma pen ou mesmo um disco externo para expandir a memória.
Mi TV Stick ou Mi Box S: qual escolher?
Vai depender sempre do uso que lhe vais dar. Se o objetivo é pagar o menos possível, conseguir um dispositivo que simplesmente cumpra para streaming e não queiras nada além de 1080p, o Mi TV Stick vai servir para ti.
Este é um produto que faz com que seja já difícil aconselhar o Google Chromecast, visto que tens o bónus do comando. E atira-se como um grande competidor para o conhecido Amazon Fire TV Stick. Contudo, eu prefiro o Mi TV Stick pelo Android TV.
Algo a ter em conta, pelo menos à data de escrita deste artigo, é que a Mi Box S é um dos poucos dispositivos que já suporta a nova app da MEO. Isto possibilita aos clientes de fibra desta operadora assistir a conteúdos a partir de uma Mi Box S, embora seja algo que não vai afetar outros utilizadores. Isto porque a app da NOWO e da Vodafone está disponível para o Mi TV Stick.
Se queres um dispositivo mais completo, para streaming em 4K e algum gaming, a Mi Box S é o dispositivo que deves escolher. E a diferença de preço entre os equipamentos já não é assim tanta, se não comprares numa loja física.
O Mi TV Stick custa 39.99€ na Mi Store Portugal, que é um preço convidativo. Já a Mi Box S, custa 69.99€. O que não deixa de ser um preço atraente para as capacidades do produto.
Editores 4gnews recomendam: