Após ter testado a muito boa (e mais cara) Xiaomi Mi Smart Standing Fan 2 Pro, com a sua bateria que te liberta dos fios e controlo bastante detalhado, a pergunta que se impunha era se a versão mais barata, a Mi Smart Standing Fan 2 Lite (também conhecida como Mi Smart Standing Fan 1C), consegue fornecer uma experiência igualmente "smart" por quase metade do preço.
Este modelo mais acessível tem um preço recomendado de 119,99 €, mas encontra-la frequentemente por 69,99 € em lojas como a Powerplanet. Estive a usá-la intensivamente para perceber onde é que a Xiaomi cortou e se, no final de contas, continua a ser uma compra que vale a pena.
Unboxing
A experiência de unboxing é tipicamente Xiaomi. Ou seja, simples e funcional. A ventoinha vem desmontada, mas não te assustes, a montagem é extremamente fácil e intuitiva. É possível montar esta ventoinha em apenas uns 5 a 10 minutos, mesmo para quem não tem muito jeito para estas coisas.
Na caixa encontras a base, o motor, as pás, as grelhas de proteção, os tubos para ajustar a altura e o cabo de alimentação. Vem também os manuais de utilizador, que guiam pela montagem de ventoinha, e te indicam os primeiros passos para a emparelhares com o smartphones e perceberes os comandos físicos.
Design e Construção
Visualmente, a Fan 2 Lite segue o minimalismo branco a que a Xiaomi já nos habituou. Integra-se perfeitamente em qualquer decoração sem dar muito nas vistas. A grande vantagem do seu design é a versatilidade. Graças à sua altura ajustável, podes usá-la como uma ventoinha de pé (com 90 cm de altura) na sala ou no quarto
Retirando um dos tubos do pé, podes usá-la como uma ventoinha de mesa mais baixa, ideal para teres na secretária. Aqui a diferença para a versão Pro, é que para fazermos esta transição é necessário desapertar e apertar um parafuso. Enquanto que na versão Pro, bastava um clique para separar os dois tubos.
Com cerca de 3 kg, é leve e fácil de transportar entre divisões. No entanto, é aqui que encontramos a maior diferença (e desvantagem) face à versão Pro: não tem bateria. Tem de estar sempre ligada à corrente para funcionar, o que limita a sua portabilidade. Mas esta é uma funcionalidade inerente a qualquer bateria desta faixa de preço. Ficámos foi mal habituados ao modelo mais caro da Xiaomi.
O cabo de alimentação incluído também não é excessivamente comprido, pelo que terás de planear a sua colocação perto de uma tomada. Os materiais são de boa qualidade, mas nota-se que é um plástico menos robusto e premium que o da sua irmã mais cara. Ainda assim, dá uma impressão muito positiva neste campo, pois acaba por parecer mais uma ventoinha "normal".
No topo da ventoinha temos os botões físicos, para ligar/desligar, ativar o modo noturno ou alternar as velocidades, ativar ou desativar a oscilação e ainda um botão de temporizador.
Funcionamento e a brisa
É aqui que esta ventoinha, mesmo sendo a versão "Lite", se distingue da maioria das ventoinhas barulhentas que encontras por aí. Graças ao seu design de 7 pás, não produz aquele jato de ar forte e direto que se torna desconfortável. Em vez disso, cria uma brisa mais suave e natural.
No nível de velocidade 1, o seu funcionamento é praticamente inaudível (37,2 dB). É, sem dúvida, perfeita para ter ao lado da secretária enquanto trabalhas ou, mais importante ainda, para usar durante a noite enquanto dormes, sem aquele zumbido irritante a perturbar-te o sono.
Para este tipo de situação é simplesmente perfeita. Se sentires que, com esse tipo de brisa não é suficiente para a frescura que precisas, basta aumentar para o segundo ou terceiro nível de velocidade. Mesmo no segundo nível, onde já se sente um nível de brisa mais pronunciado, continuo a achar o nível de ruído bastante baixo. Para o período noturno com maior calor, está no 'sweet spot'.
Software e app
O que faz desta ventoinha "smart" é a sua integração com a aplicação Xiaomi Home. Através do teu telemóvel que faz a ligação à ventoinha por Wi-Fi, podes controlar as suas funções básicas. E é importante reforçar que o podes fazer enquanto estiveres em casa, ou em basicamente qualquer parte do mundo.
Podes ligá-la e desligá-la, alternar entre os três níveis de velocidade, ativar o modo de "vento natural" que varia a intensidade para simular uma brisa e ligar ou desligar a oscilação. Isto é especialmente interessante se não te quiseres levantar da cama ou do sofá e só quiseres fazer uns ajustes, ou se estiveres perto de chegar a casa e quiseres já garantir que o local onde ela se encontra vai estar mais fresco.
No entanto, é aqui que a menor personalização (nem vamos chamar-lhe limitações) face à versão Pro são mais evidentes. Enquanto na Pro tens 100 níveis de velocidade e podes definir o ângulo exato de oscilação, na Lite tens apenas três velocidades fixas e a oscilação ou está ligada, ou está desligada, sem meio-termo.

Ainda assim, a conveniência de poderes controlar tudo do sofá, agendar horários para ligar/desligar, ou usar a tua voz através do Google Assistant ou da Alexa, é um extra fantástico para uma ventoinha nesta gama de preço. E se já tiveres ou eletrodomésticos inteligentes acabas por controlar tudo na app Xiaomi Home.
Para quem é a Xiaomi Mi Smart Standing Fan 2 Lite?
Esta ventoinha é a escolha ideal para quem procura entrar no mundo das ventoinhas inteligentes sem fazer um grande investimento. É perfeita para:
- Quem valoriza o silêncio acima de tudo, especialmente para usar no quarto durante a noite ou num escritório;
- Quem quer a conveniência do controlo por aplicação e por voz, para não ter de se levantar para mudar a velocidade;
- Quem procura um design minimalista e versátil, que tanto pode ser uma ventoinha de pé como de mesa;
- Quem não precisa da portabilidade de uma bateria e vai usá-la sempre perto de uma tomada.
Conclusão
A Xiaomi Mi Smart Standing Fan 2 Lite é uma proposta extremamente forte e com uma relação qualidade-preço a ter em conta. Fornece as duas características mais importantes da sua irmã mais cara: o funcionamento super silencioso e a brisa suave. E claro, a conveniência do controlo inteligente via app e voz, tudo por um preço muito mais acessível.
Sim, perdes a liberdade da bateria e os controlos super detalhados da versão Pro. Mas se estes são compromissos que estás disposto a fazer, e procuras uma ventoinha para o quarto ou para o escritório que seja eficaz, silenciosa e inteligente, esta é, sem dúvida, uma compra que aconselho e uma das melhores opções que vais encontrar no mercado.
Se queres mais personalização e não tens de olhar a gastos, vê a análise completa à Xiaomi Mi Smart Standing Fan 2 Pro.