Xiaomi Mi Notebook Pro X: o novo portátil de luxo que vais querer comprar em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi acaba de apresentar o seu novo computador portátil topo de gama. Apelidado de Xiaomi Mi Notebook Pro X este é o melhor equipamento que a fabricante chinesa tem para oferecer. No interior tem processadores Intel de 11.ª geração e muito mais!

Entre os destaques apontam-se os ecrãs OLED, CPU's de topo e gráficas da Nvidia. Estamos perante um poderoso computador portátil, perfeito para trabalhar em viagem, ou para consumir multimédia. O design é moderno e elegante, com construção metálica.

A Xiaomi apresentou o novo Mi Notebook Pro X

Mi Notebook Pro X

O novo computador portátil foi apresentado hoje (30), na China, após semanas de teasers e antecipação. É o modelo flagship ou topo de gama da fabricante liderada por Lei Jun, destacando-se pelo uso de ecrãs OLED e processadores Intel de 11.ª geração.

O design do novo portátil é similar aos anteriores portáteis da fabricante chinesa, tirando largas notas de inspiração nos rivais MacBook da Apple. Dito isto, temos aqui um portátil com ótima qualidade de construção com carcaça em alumínio.

As margens são diminutas com cantos arredondados e atenção dada a todos os pormenores do seu corpo. O seu teclado tem retro iluminado, tendo as teclas um afastamento de 1,5 mm, além do leitor de impressões digitais embutido no botão Power.

Apresenta ainda uma câmara / webcam de 720 p HD para mediar as videochamadas e conferências. O peso do portátil Xiaomi é de 1,9 kg, medindo apenas 19 mm no seu ponto mais espesso.

O portátil Xiaomi destaca-se pelo ecrã OLED com 15,6 polegadas

Mi Notebook Pro X

As suas especificações técnicas incluem um ecrã OLED de 15,6 polegadas com alta resolução de 3,456 x 2,160 pixeis e uma taxa de atualização de 60 Hz. O painel frontal e todo o ecrã é revestido por vidro Gorilla Glass para maior resistência a riscos.

Ainda de acordo com a Xiaomi, o ecrã do Mi Notebook Pro X apresenta certificação 100% sRGB - cobertura total do espaço de cor-, além da cobertura DCI-P3. Apresenta ainda as tecnologias DC dimming, e um brilho máximo do painel de 600 nits.

O novo portátil Xiaomi Mi Notebook Pro X é alimentado por processadores Tiger Lake da Intel.

O consumidor tem duas opções ao seu dispor, sendo a primeira o Core i7-11370H com um boost clock de 4,8 GHz e a segunda o Core i5-11300H com boost clock de 4,4 GHz.

A Xiaomi optou por dois processadores Tiger Lake da Intel

Mi Notebook X Pro

As suas caraterísticas técnicas incluem ainda a placa gráfica Nvidia RTX 3050Ti com 4 GB de memória GDDR6 RAM. A isto soma-se um sistema de refrigeração com duas ventoinhas, bem como um grande dissipador de calor em cobre.

Importa ainda frisar que mesmo o Mi Notebook Pro X com o processador i5 está equipado com 16 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento SSD. Já o modelo com processador i7 vem equipado com 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento SSD.

As conetividades do Xiaomi Mi Notebook Pro X incluem uma porta USB do Tipo C, uma porta Thunderbolt 4, duas portas USB-A, bem como uma porta HDMI 2.1 e a porta áudio jack de 3,5 mm.

Suporta Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e traz altifalantes Harman&Kardon com suporte para DTS Audio. Por fim, tem uma bateria de 80 Wh com um carregador incluído com interface USB-C a 130 W de potência.

O preço do portátil Xiaomi começa nos 1040 €

O preço anunciado pela Xiaomi para o seu novo Mi Notebook Pro X é competitivo tendo em conta as caraterísticas do produto. Este valor foi indicado para o mercado natal, a China.

A saber:

  • Mi Notebook Pro X com Intel i5: 7 999 yuan, cerca de 1 238 dólares ou 1 040 euros
  • Mi Notebook Pro X com Intel i7: 9 999 yuan, cerca de 1 549 dólares ou 1 300 euros

Ambos os modelos começam a ser vendidos na China a partir do dia 9 de julho, encontrando-se atualmente na fase de pré-venda. Até ao momento não há informações relativas à sua disponibilidade global.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.