Xiaomi Mi A1 - O primeiro smartphome da Xiaomi com Android One

David Ventura
David Ventura
Tempo de leitura: 4 min.

A Xiaomi lançou hoje a pedra basilar para a sua expansão em mercados globais. O seu novo terminal, o Xiaomi Mi A1, promete ser um equipamento acessível e com especificações que certamente conquistarão o coração de muitos utilizadores.

Boas especificações, tecnologia de ponta e um custo acessível é a tríade que a Xiaomi idealizou quando pensou em associar-se com a Google para a produção do Xiaomi Mi A1. Aliás, este terminal é muito semelhante ao seu primo, Xiaomi Mi 5X, uma vez que o design é quase idêntico e conta ainda com a experiência de usuário do Android Puro.

Vê também: Novos Bq Aquaris V e Aquaris U2 serão apresentados a 19 de setembro

Design e ecrã do Xiaomi Mi A1

De construção metálica, de aparência idêntica ao Xiaomi Mi 5X e me este equipamento irá estar disponível em três cores: preto, rosa dourado e dourado. Mede 55.4x75.8x7.3mm e pesa 165 gramas. No seu painel traseiro está encrustada a dual-câmara e o sensor de impressão digital.

É interessante referir que quem comprar a versão em preto, terá um revestimento anti-dedadas, bastante útil para quem não gosta de usar capas ou outro tipo de proteção no seu smartphone.

O Xiaomi Mi A1 tem um ecrã de 5,5 polegadas Full-HD com uma resolução de 1920x1080 pixels. É revestido por Gorilla Glass, mas sem confirmação oficial ainda por parte da Xiaomi, pelo que se espera que seja a versão 3 ou superior.

Dual-Câmara Premium está presente no Xiaomi Mi A1

É verdade. O conceito que a Xiaomi pretende introduzir é que não é preciso gastar uma quantia absurda para se ter um smartphone que capta imagens fotográficas com qualidade acima da média.

As duas lentes de 12 megapixeis, uma grande angular e outra teleobjetiva com zoom óptico de 2x, produzem imagens vívidas, mesmo condições de lusco fusco, ou até à noite. Tudo isto é possível graças ao seu sensor de 1.25 micron pixels.

A fabricante chinesa afirma que a câmara presente no Xiaomi Mi A1 é capaz de captar imagens com qualidade bastante semelhantes às do iPhone 7 Plus.

Até foi feita uma comparação entre o One Plus 5 e o Xiaomi Mi A1. De facto, quando o efeito bokeh é produzido, o Xiaomi Mi A1 é o claro vencedor com uma imagem e limites melhor definidos.

Desempenho do Xiaomi Mi A1

Tal e qual ao Xiaomi Mi 5X, o Xiaomi Mi A1 está equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 625, que já deu provas quanto à sua performance e à gestão eficaz da bateria. O terminal vem ainda equipado com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Tem ainda carregamento por USB Tipo-C e uma bateria de 3080mAh.

O Xiaomi Mi A1 promete ainda uma qualidade de som acima da média, isto graças ao amplificador de 10V que equipa o terminal. É incluído também uma entrada para jack áudio de 3.5mm.

Xiaomi Mi A1 oferece uma experiência de Android Puro

Aqules que gostam da Xiaomi pela sua interface de usuário caseira - a MIUI - poderão ficar desiludidos com este novo terminal. A verdade é que o Xiaomi Mi A1 traz consigo o Android One.

Relembro os leitores que o projecto do Android One esteve em standby durante largos anos. Desde 2014 que não tivemos qualquer smartphone com esta designação o que levou a crer que o projeto tivesse sido abandonado.

No entanto, este Xiaomi Mi A1 veio ressuscitar o projecto Android One. De facto uma das vantagens é poder receber updates directamente da Google e ainda armazenamento ilimitado de fotografias na plataforma Google Photos.

Preços e disponibilidade

Quanto à disponibilidade do Xiaomi Mi A1, é aqui que as coisas ficam de facto interessantes. Apesar de o equipamento ter sido oficializado na Índia, foi anunciado que o terminal irá estar disponível globalmente, nos países supra citados na imagem.

Isto pode muito bem ser o início de um novo ciclo para a Xiaomi: a sua expansão global. Os países escolhidos não foram ao acaso, o que pode revelar a humildade da empresa ao querer começar devagar, e não se lançar de cabeça para mercados mais apetitosos.

Pessoalmente, fico entusiasmado pois daqui a uns tempos poderemos ver mesmo ver uma loja da Xiaomi, oficial, em território nacional. Era fantástico não era?

As vendas vão começar no dia ite oficial da Xiaomi. O preço vai se fixar nos 200€.

Outros assuntos relevantes:

China proíbe ICO’s e Bitcoin sofre uma queda ainda maior

Os valores do Apple iPhone 8 e possíveis variantes de memória revelados

Opinião – Xperia Compact é o melhor da estratégia da Sony