Xiaomi Mi A1 e Redmi Note 7 Pro recebem o Android 10! Mas ainda não é a versão oficial

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde que a Google disponibilizou oficialmente o novo Android 10, as fabricantes começaram a habitual corrida contra o tempo para trazerem a nova atualização para os seus utilizadores. No entanto, continua a existir uma forma alternativa de utilizar a nova versão do Android, através de ROMs não oficiais.

A comunidade do XDA Developers continua a ser a principal responsável pela criação e divulgação destas ROMs personalizadas que tornam possível que milhões de utilizadores possam desfrutar das novas funcionalidades, mesmo em smartphones mais antigos. As mais recentes adições a esta lista são o Xiaomi Mi A1 e o Redmi Note 7 Pro.

Cuidados que deves ter antes de te aventurares no Android 10 (não oficial)

Não há dúvida que este tipo de ROMs não oficiais continuam a ser uma das maravilhas do Android. Permitem que utilizadores com smartphones mais antigos continuem a ter acesso às novas versões, assim como funcionalidades extra que melhoram toda a experiência de utilização.

No entanto, existem vários cuidados e considerações que deves ter antes de te aventurares nos processos de instalação destas ROMs:

  • Estas ROMs são criadas pela comunidade, não tendo nenhum controle por parte das fabricantes/Google
  • Processo de instalação pode resultar em inutilização do smartphone
  • Possível presença de bugs
  • Funcionalidades poderão não estar 100% operacionais
  • Suporte e atualizações podem deixar de existir do "dia para a noite"

Assim sendo, este tipo de processo não é recomendado para utilizadores inexperientes que não saibam exatamente o que estão a fazer. Até mesmo para utilizadores que já utilizaram ROMs não oficiais no passado, devem sempre considerar os riscos envolvidos.

Onde podes encontrar estas ROMs não oficiais do Android 10

Se tens curiosidade por este mundo paralelo das ROMs personalizadas do Android, o site/forum XDA Developers é a tua melhor aposta. A grande comunidade de developers e entusiastas tem documentados todos os procedimentos e tutorials para te ajudar nesta aventura. No entanto, vais ter muito que ler antes que consigas saber exatamente o que estás a fazer.

  • Pixel Experience ROM (Android 10) para o Xiaomi REdmi Note 7 Pro
  • Pixel Experience ROM (Android 10) para o Xiaomi Mi A1

É importante realçar que, acrescendo aos habituais riscos destas ROMs personalizadas, estas são ainda versões experimentais, que apresentam diversos problemas de estabilidade. Além disso, algumas funcionalidades básicas não estão ainda operacionais. Por isso, não são ainda aconselhadas em dispositivos que precises de utilizar no dia a dia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Band 4: atualização dá mais estilo ao ecrã da pulseira
  • Xiaomi Mi 9 Pro 5G: vídeo mostra carregamento sem fios inverso em ação
  • Xiaomi confirma lançamento de Smart TV 8K
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.