Xiaomi Mi 7 ou Xiaomi Redmi Note 5 - Será este o teu próximo smartphone?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Poderá um smartphone de entrada, ou de gama média na melhor das hipóteses ser assim tão elegante? A imagem foi divulgada na plataforma slashleaks e terá tido origem na China, o país natal desta marca. Contudo, tenho sérias dúvidas de que possa retratar o Xiaomi Redmi Note 5. O seu aspecto assemelha-se mais a um possível Xiaomi Mi 7, aquele que será o próximo topo de gama desta empresa.

Aliás, o Xiaomi Redmi Note 5 pode até nunca chegar a existir. De acordo com os rumores anteriores, a marca terá optado por suprimir este modelo, substituindo-o pelo novo Redmi 5 Plus. Possibilidade que expusemos e analisamos aqui, na 4gnews para que possas inteirar-te deste possível curso de ação.

Vê ainda: d

Este suposto Xiaomi Redmi Note 5 que agora surge online no novo render algo suspeito mostra-nos um smartphone demasiado elegante para um dispositivo de entrada. Poderá a marca surpreender-nos com tamanha irreverência até para os seus dispositivos mais económicos. Para já, é um mistério.

Será este o Xiaomi Mi 7 ou o Xiaomi Redmi Note 5?

Pessoalmente não acredito que este dispositivo venha sequer a ser apresentado. Isto depois de um dos moderadores nos fóruns MIUI ter afirmado que este smartphone nunca seria oficial.

A sua posição teria sido ocupada pelo novo Redmi 5 Plus e a própria marca quer reformular o seu segmento de entrada. Contudo, entretanto surgiram novos rumores, novas fugas de informação e uma nova imagem que em seguida podem ver.

Segundo algumas fontes chinesas, o suposto Xiaomi Redmi Note 5 chegaria no segundo trimestre de 2018. No seu interior trará um novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 632, um SoC a 64-bits com 8 núcleos de processamento. A ser verdade teríamos aqui um processador bem competente para este dispositivo.

Com tudo isso em mente, o novo render está fantástico. Talvez...bom demais para ser verdade? Elegante demais? Com margens ou bezels demasiado reduzidos para um simples gama de entrada? Sinceramente se me dissessem que este seria o topo de gama Xiaomi Mi 7 não ficaria com dúvidas. Agora, um smartphone económico...custa a crer!

Xiaomi Mi 7 ou Xiaomi Redmi Note 5?

Reparem só nestas margens tão diminutas, neste belo display 18:9 praticamente margem a margem. Ao passo que a traseira do dispositivo parece um pouco mais mundana e credível. Temos ali o leitor de impressões digitais no painel traseiro, logo abaixo da câmara principal, dupla. Temos aqui um alinhamento vertical para as suas câmaras que é perfeitamente complementado pela posição do sensor biométrico. Agrada-me!

Já o seu painel frontal, mais uma vez, parece mais apropriado a um Xiaomi Mi 7 do que propriamente a um Redmi. Agora, resta saber se a marca nos vai surpreender com um dispositivo de entrada. E nesse caso, o quão incrível poderá ser o novo Xiaomi Mi 7?

Poderá um simples Redmi Note 5 ser assim tão elegante?

Note-se que todos os sensores necessários e também o auscultador estão colocados no topo, numa aresta superior extremamente reduzida.

Mais uma vez, parece bom demais para ser verdade. Podemos ainda reparar na construção do dispositivo que se adivinha metálica com as linhas de antena levemente visíveis.

Agora, algo que também levanta algumas suspeitas é a área ocupada pelas duas câmaras fotográficas do suposto Xiaomi Mi 7 ou Redmi. Creio que o designer calculou mal as proporções e o resultado é um "alto" das câmaras extremamente pronunciado. Contudo, teremos que esperar por um possível anúncio oficial para apaziguar-mos todas as nossas dúvidas.

De acordo com os últimos rumores, o Xiaomi Redmi Note 5 deverá empregar um ecrã de 5.99 polegadas, tecnologia IPS LCD. Teria uma resolução Full-HD+ com o novo formato 18:9. Encontraríamos também um total de 4GB de memória RAM e duas variantes de memória interna.

Disponível com 32 ou 64GB de armazenamento não expansível. Já o seu sistema operativo seria o Android 7.1.1 Nougat com a MIUI 9. Espera-se ainda que em breve a marca atualize a sua MIUI para que esta se baseie já no novo Android Oreo 8.0 e traga assim as novidades desta versão.

Xiaomi Mi 7 chegará em abril, após a MWC

Já relativamente ao Xiaomi Mi 7, já aqui abordamos tudo o que sabíamos sobre este terminal. Incorporará certamente o novo Snapdragon 845 da Qualcomm, trará uma nova câmara dupla na sua traseira e poderá ainda trazer um total de 6 a 8GB de memória RAM. Este dispositivo deverá ser apresentado em abril.

Este equipamento será um rival para os próximos Samsung Galaxy S9, os próximos topos de gama da LG, Sony, Nokia e todas as principais construtoras do mundo Android. Poderá até mesmo apresentar-se como alternativa económicos aos iPhone's da Apple. Esperemos para ver.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

E tu, acreditas que esta imagem possa retratar o próximo Xiaomi Redmi Note 5 ou mais depressa retrataria o Xiaomi Mi 7? Deixa-nos a tua opinião abaixo, na secção dedicada aos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

consolida a sua posição perante a Samsung, Apple e Huawei

d

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.