Xiaomi Mi 5c já é oficial! O primeiro smartphone com processador Pinecone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi é uma marca chinesa, famosíssima pelos seus smartphones baratos, com boa qualidade de construção e especificações técnicas de topo. Cada novo equipamento da marca é recebido com entusiasmo e desta vez temos dois grande anúncios, o smartphone Xiaomi Mi 5c e a sua nova linha de processadores, os Pinecone.

Aproveita aqui os melhores descontos em Smartphones

Desta feita, a Xiaomi dá o primeiro passo rumo à independência perante as construtoras de processadores como a Qualcomm com os seus Snapdragon e sobretudo face à MediaTek. A nova linha de SoC's Pinecone já é oficial e o Xiaomi Mi 5c é o primeiro smartphone a utilizar o novo SoC da marca.

Durante a apresentação a Xiaomi garantiu que o Xiaomi Mi 5c, graças ao seu novo processador feito pela marca chinesa, receberá atualizações muito mais rapidamente. Além disso, todo o software poderá ser totalmente otimizado para retirar o maior proveito possível das capacidades do hardware. Tal e qual a Apple com os seus processador Apple Ax.

O novo Xiaomi Mi 5c com o SoC Surge S1

A Xiaomi torna-se assim na quarta construtora a produzir os seus próprios SoC's. Temos a Huawei com os seus Kirin e a Apple com os Apple Ax entre as mais famosas. Desta forma a Xiaomi estará menos dependente da Qualcomm e MediaTek, podendo concentrar todas as suas atenções no desenvolvimento dos smartphones.

Xiaomi Mi 5c com o SoC Surge S1

No interior do Xiaomi Mi 5c temos o Surge S1, o primeiro SoC da linha Pinecone. Este motor conta com oito núcleos de processamento (octa-core) com 4 núcleos mais potentes a 2.2Ghz Cortex-A53 e quatro núcleos Cortex A-53 mais modestos e energicamente eficientes que correm a 1.4Ghz. Temos ainda a gráfica Mali T-860 MP4 GPU.

Estes núcleos mais modestos ficam encarregues das tarefas simples, comunicações e pequena carga, ao passo que os núcleos potentes serão acordados quando, por exemplo, estás a correr algum jogo ou aplicação/tarefa mais exigente.

Especificações do Xiaomi Mi 5c

O novo smartphone Xiaomi Mi 5c conta com um ecrã ou tela de 5.15 polegadas, tecnologia IPS LCD com uma resolução 2K de (1600 x 2560p) desconhecida. Graças ao novo processador Surge S1 o ajuste da luminosidade deste ecrã será muito mais rápido.

A nível de dimensões o Xiaomi Mi 5c tem 144,3 x 69,6 x 7,1 mm e um peso de 135. gramas. No departamento fotográfico temos uma câmara traseira de 12MP com flash-LED e uma câmara secundária de 8MP para todas as tuas selfies. A nível de memória temos 3GB de RAM LPDDR3 e 64GB de armazenamento interno eMMC 5.0 Por último temos ainda uma bateria de 2860mAh com carregamento rápido de 9V/2A, uma porta USB do Tipo-C, jack de 3.5mm e um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico. O seu sistema operativo é o Android 7.0 Nougat com a interface MIUI.

Criar um processador não é tarefa fácil. Ter o conhecimento, as capacidades e a confiança para criar um SoC e incorporá-lo neste Xiaomi Mi 5c demonstra bastante maturidade da marca chinesa. Este é o primeiro smartphone com o "motor" ou "coração" da própria marca e estamos muito curiosos para ver o seu desempenho na vida real.

O Xiaomi Mi 5c será lançado no mercado chinês no dia 3 de março com um preço equivalente a 210$ (dólares). Cerca de 200€ para um smartphone que marca um novo capítulo na história da Xiaomi e que em breve estará disponível através de quase todas as lojas online.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 5: surgem novos rumores sobre este novo smartphone

Wiko WIM traz tudo e mais alguma coisa, incluindo Dual-Câmara

Samsung Flow é a aplicação que liga o Android ao Windows 10

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.