Xiaomi lança 'super' coluna inteligente e Mini PC que vais querer comprar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O evento da Xiaomi deste domingo serviu para a fabricante apresentar bem mais que smartphones. E há que destacar dois produtos que nos deixam água na boca e que queremos ver em breve a chegar aos mercados globais.

Falamos do primeiro mini computador da marca, o Xiaomi Mini PC. Mas também da Xiaomi Sound Pro, uma 'super' coluna inteligente que mal podemos esperar por testar quando chegar aos mercados globais. Para já, é bom dizer, ambos os produtos foram apresentados na China.

Xiaomi Sound Pro

Esta passa a ser a coluna inteligente topo de gama inteligente da Xiaomi, e não é para menos. Chega equipada com 7 unidades de 55W, para um som omnidirecional de 360 graus.

Xiaomi Sound Pro

Tem ajuste profissional HARMAN AudioEFX, pode ajustar automaticamente o som de saída entre “baixos fortes”, “balanceado” e “limpo”. Tudo isso através da análise da app da XiaoAI (assistente virtual da Xiaomi).

Chega com Bluetooth 5.1, Aux in e AirPlay 2. Suporta também a comunicação com outros altifalantes, smartphones ou TVs para que possas falar com outras pessoas da casa sem sair do sítio.

Para já foi apresentada na China e vai estar à venda no país por 136 €. Esperemos que possa chegar à Europa, com Google Assistant integrada no futuro.

Xiaomi Sound Pro

Xiaomi Mini PC

Este produto resulta de uma colaboração profunda com a Intel, e assume-se como o "desktop mainstream mais compacto" com apenas 0,444 litros e 437 gramas de peso.

É comandado por um processador Intel Core i5-1240P de 12.ª geração, com 12 núcleos e 16 threads. A frequência de turbo máxima é de 4,4GHz, e a gráfica integrada Intel Iris Xe graphics (80EUs) promete desempenho constante.

Xiaomi Mini PC

Chega com 16 GB de memória RAM DDR5 e 512 GB de armazenamento PCIe SSD 4.0. Suporta expansão até 32 GB de RAM e 4 TB de SSD. Podes ainda contar como uma ventoinha integrada de 4600 RPM e sistema de dissipação duplo.

Vem com Windows 11 instalado, mas suporta Ubuntu, OpenWWRT, UNRAID, and EXSI. Tem Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6 para boa conexão sem fios. Tem ainda porta de rede, HDMI 2.1 de dupla ligação, USB 3.0 Gen2 de dupla ligação, USB 2.0 de dupla ligação. Na zona frontal temos duas portas USB 3.0 Gen2 e jack 3,5 mm

Xiaomi Mini PC

Foi apresentado na China por um valor equivalente a 504 €. Resta agora saber se a Xiaomi o trará para os mercados globais. Recorde-se que a fabricante chinesa ainda não vende oficialmente nenhum dos seus computadores na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.