Os projetores de vídeo tornaram-se definitivamente numa alternativa flexível (e, por vezes, mais barata) aos televisores com grandes diagonais de ecrã.
São cada vez mais as propostas no mercado a oferecer o tal ‘efeito de cinema’ permanente, que podemos levar e usar facilmente em vários espaços de uma casa, com o máximo de automatismos e facilidade de utilização.
Neste capítulo, a Xiaomi é um dos fabricantes que tem apostado neste tipo de características nos seus projetores, como prova o novo Smart Projetor L1 Pro.
Projeção ‘inteligente’, com mais brilho
O novo projetor é uma versão melhorada da versão Smart Projetor L1, uma proposta compacta com colunas de som integradas, que partilha a mesma tecnologia de projeção LCD, com imagens de resolução nativa de 1080p e um rácio de projeção de 1,2:1.
Face à versão original, a Xiaomi decidiu adicionar mais brilho à projeção, que passa dos 200 lúmens da versão original para os 400 lúmens ISO. Também a caixa é ligeiramente maior, com uma solução melhorada de dissipação de calor e cancelamento de ruído.
Em termos teóricos, as especificações do novo Smart Projetor L1 Pro referem a projeção de imagens com diagonais entre as 40” e as 120”, embora seja o próprio fabricante a recomendar a utilização entre as 60” e as 100”.
Seja qual for a diagonal, o utilizador pode contar com um conjunto de correções automáticas que facilitam a tarefa de adaptar o dispositivo às condições de visionamento - físicas e de iluminação.
Focagem, correção da distorção trapezoidal, adaptação do brilho e ‘prevenção inteligente de obstáculos’ são algumas das soluções automáticas disponibilizadas pelo novo modelo.
‘Tudo-em-um' sem fios
No corpo compacto do L1 Pro cabe um conjunto de características que o tornam numa espécie de ‘tudo-em-um' da projeção sem fios.
Inclui altifalantes integrados com amplificação de 5W e suporte a Dolby Audio, conetividade Bluetooth 5.0 e Wi-Fi de banda dupla (2.4GHz/5GHz), proporcionando o acesso a serviços de streaming e armazenamento de Apps, tudo sob o sistema operativo Android TV, com a interface Google TV.
O funcionamento e armazenamento das Apps são suportados pela integração de 2 GB de RAM DDR3 e de 16GB de armazenamento interno, embora neste caso limitado a uma solução eMMC.
Para já a Xiaomi não revela o preço e a disponibilidade do Smart Projetor L1 Pro, embora a publicação das informações no seu site de produtos domésticos, integrado no restante portefólio, sugira que o lançamento estará para breve.