Xiaomi lança o smartphone POCO M4 5G no mercado global com o Dimensity 700

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A sub-marca da Xiaomi deu agora a conhecer o smartphone POCO M4 5G, um telemóvel de gama média acessível a chegar ao mercado global. O modelo em questão fez a sua estreia na Índia, o segundo maior mercado mundial de smartphones, chegando agora ao mercado global. Por isso, contamos também com a sua eventual disponibilidade na Europa e em Portugal.

O dispositivo móvel partilha grande parte das caraterísticas técnicas com outro modelo da Xiaomi, mais concretamente o Redmi Note 11E, a versão mais económica da gama. Porém, o POCO M4 5G tem algumas melhorias face ao modelo da Redmi e, acima de tudo, tem um design próprio seguindo as linhas da POCO.

Este é o aspeto geral do smartphone POCO M4 5G da Xiaomi

smartphone POCO M4 5G da Xiaomi
Os três esquemas de cor do smartphone POCO M4 5G da Xiaomi.

O POCO M4 5G é, atualmente, o mais acessível dos smartphones 5G da fabricante chinesa, tornando-o assim num dos mais procurados nos mercados em que já se encontra disponível. De igual modo, contamos com uma receção igualmente calorosa na Europa e, a seu tempo, também em Portugal.

Este telefone apresenta uma construção em plástico, evidenciando a sua colocação no segmento de gama baixa e preço acessível. Não obstante, temos já proteção conferida pelo vidro Gorilla Glass 3 da Corning, bem como a certificação IP52 (água e pó).

O smartphone POCO M4 5G é relativamente compacto ao medir 163,99 x 76,09 x 8,9 mm, pesando um total de 200 gramas.

O telemóvel POCO tem um grande ecrã IPS LCD de 6,58 polegadas Full-HD+

POCO M4 5G
Os três esquemas de cor do smartphone POCO M4 5G da Xiaomi.

Podemos destacar o grande ecrã IPS LCD de 6,58 polegadas Full-HD+ com alta taxa de atualização até 90 Hz. É algo relativamente raro neste segmento de mercado, portanto, muito bem-vindo em 2022. Note-se ainda que a sua resolução concreta é de 2400 x 1080 pixeis, com uma taxa de registo do toque de 240 Hz.

Tem, para além disso, uma taxa de contraste de 1500:1, bem como uma densidade de 401 ppp. Para além disso, possui um formato alto e estreito: 20:9, com a câmara frontal a residir no seu notch, no topo do ecrã do dispositivo móvel cujo ecrã também suporta até 70% do espaço de cores NTSC (gamut).

O chipset escolhido foi o MediaTek Dimensity 700 com a MIUI 13

Xiaomi

O smartphone POCO é alimentado pelo processador MediaTek Dimensity 700, presença comum em dispositivos acessíveis de gama média e gama baixa. Para além disso, temos memória LPDDR4x RAM, bem como armazenamento interno UFS 2.2. Temos várias configurações à disposição do consumidor (combinações de RAM e armazenamento).

O telefone destaca-se ainda pela sua câmara fotográfica traseira, dupla, com sensores de 50 MP (grande angular) e 2 MP (sensor de profundidade). Por outro lado, na parte frontal temos a câmara de 8 MP para as selfies e videochamadas.

O novo POCO tem suporte para redes 5G e dual-SIM

Xiaomi POCO M4 5G

Atentando nas opções de conectividade do POCO M4 5G global incluem o suporte para redes 5G e 4G LTE. Para além disso, suporta dual-SIM. Podemos ainda apontar a conexão Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1, NFC, porta áudio jack de 3,5 mm para auriculares de ouvido e porta USB do Tipo-C.

Cumpre ainda mencionar a presença de rádio FM, desbloqueio através do reconhecimento facial. Temos também o sensor de impressão digital no botão lateral On / Off, para além dos, sensores de proximidade, sensor de luz ambiente e não só.

Preço e disponibilidade na Europa não foram revelados pela Xiaomi

Xiaomi POCO M4 5G

Note-se ainda que o sistema operativo é o Android 12 da Google, com a interface MIUI 13 da Xiaomi. Por fim, não foram divulgadas informações-chave como o preço e data da disponibilidade do novo smartphone Xiaomi na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.