Xiaomi lança novo Redmi Note 10 com caraterística única, mas há um senão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi tem um dos maiores portefólios de smartphones Android da atualidade, com vários modelos disponíveis na Europa, bem como diversas variantes exclusivas de determinados países. Entre estes damos agora a conhecer o novo Xiaomi Redmi Note 10 JE.

Trata-se de um smartphone exclusivo do Japão que apresenta como caraterística única - para a sua gama e faixa de preços - a resistência à água. Com efeito, este é um dos escassos smartphones Xiaomi a ostentar orgulhosamente a certificação IP68.

O novo smartphone Xiaomi com certificação IP68

O smartphone afirma-se como uma versão melhorada do atual Redmi Note 10 5G e do Redmi Note 10T 5G, destacando-se pelas caraterísticas específicas para o mercado japonês. Entre estas, o maior destaque vai imediatamente para a certificação IP68.

Importa frisar, em primeiro lugar, que o recém-anunciado Redmi Note 10 JE mantém o design do Redmi Note 10 5G. É, sem exatamente o mesmo design geral do produto, estando aqui disponível em dois esquemas de cor - preto e branco.

De igual modo, grande parte das suas caraterísticas técnicas permanecem inalteradas. Há, contudo, algumas alterações que o tornam num smartphone mais poderoso e apetecível, mas infelizmente não estará ao nosso alcance.

Este é o novo Xiaomi Redmi Note 10 JE

Em primeiro lugar, o processador do Redmi Note 10 JE é o Snapdragon 480 da Qualcomm em vez do Dimensity 700 da MediaTek. A escolha do processador ter-se-á prendido sobretudo com a popularidade da Qualcomm e respetiva aceitação pelo mercado.

Por outro lado, temos aqui a certificação IP68, resistente ao pó e à água, outra das caraterísticas exigidas pelos consumidores nipónicos. No seu interior temos também uma bateria de 4 800 mAh com carregamento rápido a 18 W.

Esta versão exclusiva para o Japão não tem altifalantes duplos (estéreo) e traz apenas uma slot para cartões SIM. É, contudo, compatível com as tecnologias FeliCa / Osaifu-Keitai para cartões contactless exigidos no Japão.

Mantém as demais caraterísticas do Redmi Note 10 5G

As demais caraterísticas técnicas são iguais às do Redmi Note 10 5G. Temos, portanto, um ecrã de 6,5 polegadas, tecnologia IPS LCD com a câmara frontal a perfurar o ecrã. A resolução atinge o padrão Full-HD+ com 2400 x 1080 pixeis, contraste de 1500:1 e a tecnologia AdaptiveSync que faz variar a taxa de atualização entre 30Hz, 50Hz, 60Hz e 90Hz.

Está igualmente equipado com 4 GB de memória LPDDR4x RAM, bem como 64 GB de armazenamento interno UFS 2.2. Os utilizadores também podem usar um cartão de memória microSD até 1 TB.

As câmaras fotográficas são triplas - 48 MP (wide) + 2 MP (macro) + 2MP (depth) - com uma câmara frontal de 8 MP. O telefone Xiaomi pesa 200 gramas e mede 163 x 76 x 9 mm (largura x altura x espessura). Tem um leitor de impressões digitais na lateral.

Apresenta ainda uma porta USB do Tipo C, bem como suporte para 5G, dual-band WiFi, Bluetooth 5.1, GNSS (GPS, A-GPS, GALILEO, GLONASS, BeiDou) e porta jack de 3,5 mm.

O smartphone Xiaomi começará a ser vendido a 13 de agosto no Japão, de acordo com o testemunho da filial local da fabricante chinesa.

Em síntese, é um dos mais peculiares telefones da marca, mas será virtualmente impossível de adquirir na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus Nord 2 explode e causa acidente à utilizadora do novo smartphone
  • Samsung já definiu o preço dos novos Galaxy Buds2 para a Europa
  • Xiaomi Mi MIX 4 chega em agosto sem uma das caraterísticas pedidas pelos utilizadores
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.