Xiaomi lança disco SSD de 1TB que vais querer comprar em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi volta a engrossar o seu portefólio de gadgets com um produto extremamente cativante. Em causa está o Xiaomi Mobile SSD 1TB que, como o nome indica, é uma solução de armazenamento de dados portátil, um disco SSD, com alta capacidade de 1 TB.

Trata-se do primeiro lançamento da fabricante sediada em Pequim nesta categoria e, como a marca já nos habituou, prima pela relação qualidade / preço.

Segundo a Xiaomi, durante a campanha de lançamento o seu preço estará abaixo dos 100 dólares, ou 100 euros, um valor bastante competitivo face às caraterísticas do produto.

Xiaomi Mobile SSD 1TB é a nova solução de armazenamento de dados

Xiaomi SSD 1TB

Para quem precisar de um disco externo, de uma drive para colocar os seus documentos, filmes e séries, fotografias e demais conteúdo, esta pode ser uma boa compra.

Importa notar que, face aos discos rígidos convencionais (HDD), os discos de estado sólido como é o caso deste produto Xiaomi conseguem ser até 10x mais rápidos que os seus antecessores.

As vantagens na velocidade de leitura e escrita dos discos Solid State Drive (SSD) são inegáveis face aos HDD, porém, são tendencialmente mais caros.

Algo que no caso deste Xiaomi Mobile SSD 1TB está atenuado durante o período de lançamento, custando no seu mercado natal desde 649 yuan, o equivalente a 93 euros, ou 93 dólares.

Porém, importa notar que seu preço normal será de 799 yuan, cerca de 145 dólares ou 145 euros, na China.

Construção em alumínio anodizado para o Xiaomi Mobile SSD 1TB

O produto vem revestido por uma robusta caixa metálica em alumínio. Ainda de acordo com a marca, este revestimento metálico recebeu um tratamento específico para lhe conferir uma textura ligeiramente rugosa e anodizada para melhor aparência e durabilidade.

Porém, o mais importante é o seu desempenho. Mais concretamente, a velocidade de leitura e escrita que, de acordo com a marca, pode atingir os 200 MB/s, bastando 1 minuto para copiar e colar um filme médio em resolução 4K para este novo disco SSD.

Velocidades de até 200 MB/s com porta USB do Tipo C

Para além disso, a Xiaomi garante que o seu Xiaomi Mobile SSD 1TB é compatível com uma miríade de produtos e sistema operativos, com LED indicador. Temos também uma porta USB do tipo C segundo as informações e imagens disponíveis do produto.

Os seus detalhes de compatibilidade incluem as plataformas Windows 7 ou mais recentes, macOS X 10.6 ou mais recentes, Android 9 ou mais recentes, Linux entre outras plataformas.

Por fim, de momento não temos informações relativas à sua disponibilidade fora da China, mercado onde chega às lojas no dia 14 de dezembro. Porém, é um produto que acreditamos ser fácil de futuramente encontrar nas lojas Xiaomi na Europa e Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.