Xiaomi integra o Google Fotos numa das melhores apps da MIUI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi fez saber, recentemente, que deixaria de suportar a sincronização entre a sua app Gallery, a Galeria, com a própria Cloud da marca, a Xiaomi Cloud. Isto significa que os utilizadores perderão uma potencial forma de salvaguardar as suas fotos e vídeos.

Porém, vemos agora a mesma Xiaomi a estreitar laços com a Google e respetivos serviços. Fá-lo ao incorporar os serviços do Google Fotos diretamente na sua aplicação de Galeria. Desse modo, as cópias de backup automático serão feitas pelo serviço em questão.

Google Fotos é a nova forma de guardar imagens e vídeos nos Xiaomi

Google Fotos

Ainda que tal possibilidade já estivesse nativamente presente nos tablets e smartphones Xiaomi, até então os utilizadores também podiam optar pela Xiaomi Cloud.

Porém, a popularidade dos serviços Google é tal no Ocidente que toda e qualquer alternativa se afigura redundante, sendo maioritariamente ignorada pelo utilizador.

Xiaomi Cloud

Ora, ainda que não o tivesse justificado, a decisão de não continuar a suportar a Xiaomi Cloud integrada na app Galeria, será provavelmente motivada pela ubiquidade do Fotos da Google. Nesse sentido aponta, aliás, esta nova implementação da marca.

Daqui em diante, com a implementação, com o suporte nativo, do Fotos da Google na Galeria da Xiaomi, o utilizador terá um ambiente mais simples na MIUI, com menos apps e soluções repetidas.

Algo que, até ao momento, ainda sucede com frequência neste ambiente.

Alterações em vigor a partir de 24 de outubro com gradual aplicação global

Xiaomi Cloud

Segundo avança a própria Xiaomi, a integração da opção de backup do Google Fotos na Galeria da MIUI visa dar nova vida ao seu serviço e estará presente na próxima versão da app. O intuito passa por, efetivamente, simplificar a interface MIUI.

Dito isto, as atualizações para a aplicação Galeria começarão a ser distribuídas a partir do dia 24 de outubro através da app store da própria marca, a GetApps. Ademais, entre as primeiras regiões com direito às novidades da Xiaomi aponta Singapura.

Xiomi Cloud

Esta distribuição, note-se, será feita de modo gradual e faseado, pelo que será uma questão de temo até que chegue a todos os utilizadores também em Portugal. Entretanto, podemos continuar a usar a Xiaomi Cloud, caso a tenham ativado.

Xiaomi Cloud só oferecia 5 GB de armazenamento, o Google Fotos tem até15 GB

Xiaomi

Inicialmente esta integração só deveria ocorrer em 2023. Porém, a Xiaomi quis agilizar a implementação do Google Fotos na app Galeria, uma das mais versátis da própria MIUI. Para o utilizador isto resultará numa experiência de uso mais simples e unificada.

Ainda assim, caso tenham aderido à Xiaomi Cloud, terão bastante tempo para migrar os conteúdos desta cloud para o serviço do Google Fotos. Isto bem como o direito a 3 meses de oferta para o plano Google One com 100 GB de armazenamento online.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.