Xiaomi HyperOS 2.0 vai ter nova fase de testes e lança loucura entre os testers internos

Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Quem espreitar uma página associada à Xiaomi na rede social Waibo (ativando o tradutor automático!) percebe a loucura lançada à volta da nova fase de testes internos do HyperOS 2.0, a próxima versão do Sistema Operativo desenvolvido por este fabricante para os seus dispositivos móveis e que substitui a MIUI como interface para correr sobre Android.

Em conjunto com uma imagem do seu CEO, Lei Jun, a empresa publica um post com a mensagem de que a nova fase de testes ao HyperOS 2.0 irá decorrer no último trimestre deste ano, entre outubro e dezembro. O que dá origem a uma forte adesão por parte dos utilizadores.

HyperOS 2.0 vai entrar na última fase de testes
Foto publicada na rede social Waibo com a informação sobre o novo período de testes internos do HyperOS 2.0
Imagem: xiaomitime.com

Depois de concluir a primeira fase de testes, no mês passado, o fabricante pretende agora afinar o seu Sistema Operativo ao nível do design e do funcionamento geral, solicitando o feedback sobre usabilidade e avaliações técnicas aos seus utilizadores internos.

À procura de uma versão estável

Este “semi-anúncio” da Xiami surge numa altura em que vão sendo lançadas informações sobre as novidades introduzidas no Android 15, SO no qual esta versão do HyperOS 2.0 está baseada.

De acordo com informações do xiaomitime.com, a mudança da versão beta para a próxima versão sugere alterações significativas e novas funcionalidades, sobretudo a quatro níveis:

Melhorias na interface do utilizador – a Xiaomi promete “uma interface de utilizador muito mais suave e orgânica", para melhor usabilidade e aspeto;

Desempenho Otimizado – a Xiaomi promete maior duração da bateria, redução de lag e um funcionamento geral mais rápido do sistema;

Segurança atualizada - a lógica de uma atualização de um SO pressupõe também atualizações de segurança e de patches, no sentido de diminuir ou eliminar as vulnerabilidades e ameaças mais recentes;

Outras novidades - o HyperOS 2.0 apresenta ainda funcionalidades melhoradas na gestão de dados, melhor integração com dispositivos IoT e melhorias na interface e nas funcionalidades com a câmara.

Para já a Xiaomi garante que a nova versão do HyperOS deverá fazer a sua estreia nos Xiaomi 15 Series, previstos para outubro na China e em fevereiro de 2025 no mercado global.

O xiaomitime.com refere, por outro lado, que o fabricante possui um pipeline sobre outros modelos de dispositivos Xiaomi que irão suportar atualizações para o novo OS.

Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.