Com a chegada do HyperOS 2.0, a Xiaomi vai mudar, mais uma vez, o design do menu Definições. Em julho do ano passado, foi divulgado que o novo HyperOS 2.0 iria adotar um design de secções para a interface das definições. No entanto, informações recentes do Xiaomi Pad sugerem que a aplicação pode não ter um design de "cartões" de forma universal.
As novas mudanças na aplicação
Estas mudanças serão um pouco diferentes do que o menu de Definições que o Xiaomi Pad apresenta. Em vez de obter o layout completo em estilo de cartão, o fundo para as definições ficará cinzento claro, enquanto as secções nas próprias definições são revestidas com fundos brancos e terminadas com uma borda cinzenta. Esta mudança subtil dá um aspeto fresco e organizado à aplicação, sem se comprometer totalmente com um design baseado em cartões.
Este novo design afasta-se significativamente do menu de definições atual, que não mudou muito desde a geração MIUI 10. Tendo em conta que irá chegar com o HyperOS 2.0, a Xiaomi tenta aqui proporcionar uma interface mais limpa e com um aspeto mais recente para uma melhor experiência de utilização através de uma melhor segmentação visual.
Designs distintos e datas de lançamento
Ainda não é claro se o novo design é específico para um tablet ou se um layout diferente será aplicado aos dispositivos móveis. Estas alterações podem indicar que a Xiaomi esteja a pensar em designs totalmente diferentes com outros fatores em conta.
Por exemplo, os tablets poderiam manter o design mais simples, sem cartões, e a nova disposição em forma de cartão poderia aparecer nos smartphones. Uma maior diferenciação nestas frentes pode melhorar a experiência do utilizador em ambos os tipos de dispositivos devido ao tamanho do ecrã e aos padrões de interação com o utilizador.
O HyperOS 2.0 vai chegar em outubro, com muitas novas funcionalidades e alterações de design, sendo este um dos muitos rumores de actualizações no novo sistema operativo. Naturalmente, os utilizadores estão entusiasmados com a forma como a Xiaomi vai levar o seu OS mais longe, para se equiparar a outros grandes intervenientes no mercado.