Depois de um ano de 2023 que não foi propriamente bom para a indústria de smartphones, 2024 contrariou essa tendência. No ano passado, houve lugar a um crescimento de 4% no setor, o que são sempre boas notícias para as marcas.
Por falar em marcas, sem surpresa que a Samsung e a Apple continuam a ser os principais “tubarões” do mercado. Ainda assim, a marca que mais tem crescido é a Xiaomi, com base num relatório da Counterpoint Research (via Android Authority).
As marcas que mais têm crescido
Ao analisar o gráfico, é possível constatar que a Xiaomi cresceu 12% em termos de unidades vendidas de smartphones, no ano que passou. Quem também parece estar numa senda de crescimento é a Vivo (9%), por oposição a Oppo, que sofreu uma queda a rondar os 8%.
Não deixa de ser curioso reparar, ainda, que a Apple baixou 1% o seu volume de vendas. A Samsung, por sua vez, conseguiu crescer 2%. Ainda assim, apesar destas oscilações nos dois da frente, a diferença percentual entre Apple e Samsung mantém-se de 2023 para 2024.
Xiaomi tem “encurtado distâncias” nos últimos anos
O que não se mantém é a diferença relativa à Xiaomi. Não deixa de ser curioso que a marca chinesa tem vindo a encurtar distâncias para a liderança, ao longo dos anos. Em 2022, estava com 12% de participação (menos 9% do que o líder). Em 2023, estava com 13% de participação (menos 7% do que o líder). Em 2024, voltou a ficar mais perto, desta vez, a 5% do líder.
Como refere a mesma fonte de informação, não deixa de ser curioso que a Xiaomi tenha pouca influência nos Estados Unidos. Quer isto dizer que o crescimento da marca advém da sua robustez em mercados como a Europa, a Ásia ou a África.
Segundo o relatório da Counterpoint, outro elemento diferenciador acerca da Xiaomi tem a ver com o seu constante realinhamento estratégico daquilo que vende. Também a sua oferta premium e as campanhas de marketing podem influenciar os bons resultados recentes da marca chinesa.
Se, por acaso, estiveres à procura de um novo telemóvel, podes sempre encontrar, na Amazon Espanha, telemóveis da Xiaomi para todas as carteiras.