Xiaomi faz chegar o Android 11 aos POCO F2 Pro em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As primeiras unidades do POCO F2 Pro da Xiaomi começaram a receber o Android 11, através da MIUI 12, em início de dezembro último na Europa. Contudo, a partir de meados de janeiro é que a atualização estável foi disponibilizada em Portugal.

Aos utilizadores nacionais chega o firmware com a MIUI 12.2.4, na versão estável, identificada pelo pacote RJKMIXM, agora sim, destinada à nossa região. Com a mais recente versão do Android chega também o patch de segurança de dezembro.

Chegou a atualização estável do Android 11 para o POCO F2 Pro

Tal como a 4gnews havia noticiado previamente, a mais recente versão do Android começou a ser disponibilizada no início de dezembro na Europa. Seria, contudo, necessário esperar mais de um mês até que a versão estável chegasse a Portugal.

À data de redação deste artigo as novidades já estão presentes na grande maioria dos POCO F2 Pro em território luso, sem que os utilizadores apontem instabilidades, ou bugs que comprometam a correta utilização. É, portanto, um update seguro.

Ao atualizar o POCO F2 Pro aconselhamos os utilizadores a usaram a ligação Wi-Fi tendo em conta a dimensão do pacote, superior a 2 GB. Trata-se de uma atualização geral de sistema, com novas versões de aplicações nativas da Xiaomi.

Pode ainda ser dito que esta mesma atualização, com as devidas alterações e adaptações, está a chegar a vários smartphones Xiaomi como o Redmi Note 8T e precede a atualização geral para a MIUI 12.5, já nos planos da marca.

As novidades do Android 11 com a MIUI 12 da Xiaomi

O sistema de notificações, a gestão das mesmas, tem uma nova organização, além de diferenças na forma como são apresentadas no Android 11. Agora, a partir da barra de notificações, as novas entradas são apresentadas por categorias.

Veja-se, por exemplo, uma nova agregação das notificações oriundas dos serviços de mensagens instantâneas. Estas estão agora agrupadas sob a epígrafe "Conversas", facilitando a consulta das mesmas e simplificando a sua visualização.

O utilizador também pode responder diretamente à notificações das app de conversação diretamente. Abre-se a possibilidade de escrever a resposta sem abrir a aplicação, além de ser possível definir a prioridade das conversas que nos interessam.

Temos também as Bubbles do Android 11, pequenas janelas flutuantes que se podem sobrepor a outras aplicações abertas. Tal como o Facebook Messenger, terás mais aplicações a tirar proveito desta mecânica que vem melhorar a produtividade e uso.

Mais ainda, há novos recursos para a domótica, para o controlo da automação do lar. Através do Centro de controlo na MIUI passaremos a poder adicionar widgets para controlar dispositivos IoT do lar.

Por fim podemos apontar várias otimizações de desempenho e estabilidade de toda a MIUI 12 para o POCO F2 Pro.

Editores 4gnews recomendam:

  • POCO X3 acumula queixas devido à bateria nos fóruns Xiaomi
  • Telefone Google: como usar identificador de chamadas e evitar SPAM
  • POCO C3 já vendeu mais de 1 milhão de unidades e é dos mais populares da marca!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.