Os utilizadores de telemóveis Xiaomi podem contar com a MIUI 15 como próxima grande atualização de sistema a contemplar as novidades do Android 14 da Google. A sua distribuição oficial não tem ainda data de início, mas já sabemos a quem chegará primeiro.
Não será nem ao novo Xiaomi MIX Fold 3 ou aos Xiaomi 13 Pro (nem mesmo ao Xiaomi 13 Ultra). Será, sim, a um modelo lançado agora na China que deve chegar ao mercado global com um nome bastante familiar - Xiaomi 13T Pro - a estrear em breve.
Redmi K60 Ultra será o 1.º smartphone Xiomi a receber a MIUI 15
Ao que tudo indica, e certamente para surpresa de vários fãs e utilizadores, será o novo Redmi K60 Ultra, um telemóvel exclusivo da China com caraterísticas de gama média / alta que vai estrear a MIUI 15. É o modelo mais avançado desta gama.
O melhor de tudo? Este telemóvel deve ser apresentado em setembro na Europa para liderar a gama Xiaomi 13T com o devido rebranding, a chegar também a Portugal. A confirmação emanou diretamente de Lu Weibing, o responsável da Redmi.
O executivo, em resposta às perguntas de utilizadores e Mi Fãs, acabou por confirmar a notícia na rede social chinesa Weibo. Aí, o responsável da sub-marca da Xiaomi aplacou algumas das questões dos utilizadores relacionadas com o tempo de espera necessário até chegar a próxima grande versão desta interface.
Felizmente, a espera não será (assim) tão longa.
Smartphone chegará também à Europa com a gama Xiaomi 13T
O executivo da marca aproveitou também para partilhar os primeiros screenshots ou capturas de ecrã com vários menus e aspetos da MIUI 15. Saciando, temporariamente, a curiosidade dos utilizadores, deu-nos assim a conhecer mais aspetos desta interface.
Importa frisar que esta atualização de sistema deve começar a chegar aos demais smartphones Xiaomi no final de 2023. Até lá, a marca continuará a trabalhar na sua UI baseada no Android 14 da Google que deve manter o design geral da atual MIUI 14.
As mudanças serão subtis desta vez, centradas sobretudo nos widgets, aplicações do sistema e em determinados menus do telefone.
Redmi K60 Ultra e K60 Extreme Edition serão os Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro
Ambos os smartphones apresentados recentemente na China permanecerão um exclusivo do mercado doméstico. Todavia, estes mesmos smartphones, mas com outro nome (rebranding) chegarão em breve à Europa com a nova gama Xiaomi 13T.
Estes serão os topos de gama do outono, modelos que não sendo propriamente flagships, entregam vários dos trunfos destes modelos mais caros, num formato mais acessível. Acima podemos ver o unboxing, configuração e traços gerais de um destes equipamentos da Xiaomi.
Contamos assim com um design cuidado, muito similar aos atuais Xiaomi 13, em particular no desenho das câmaras e aspeto geral dos equipamentos. A sua construção manterá o vidro e o metal como principais materiais para garantir uma boa durabilidade e toque premium em ambos os produtos.
Por fim, resta-nos agora aguardar que a Xiaomi finde os trabalhos de desenvolvimento da MIUI 15 e dê, em seguida, início à sua distribuição para os vários modelos em existência. Até lá, ficaremos atentos às fugas de informação mais relevantes.
Editores 4gnews recomendam: