Xiaomi: estas serão as principais novidades da MIUI 14

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi prepara o lançamento da MUI 14, em conjunto com a sua nova gama de smartphones Xiaomi 13. O evento que deveria acontecer hoje foi adiado, mas isso não nos impede de ficarmos a conhecer as principais novidades que este software trará.

As informações foram veiculadas pelo conhecido leaker Kacper Skrzypek através do Twitter. Este partilhou recentemente um documento que especifica as alterações que a MIUI 14 implementará em todos os modelos compatíveis.

#MIUI14 changelog! pic.twitter.com/YFfWoFqLOc

— Kacper Skrzypek 🇵🇱 (@kacskrz) 30 de novembro de 2022

MIUI 14 terá grande foco no desempenho e personalização

Estes serão os dois bastiões da interface MIUI 14: desempenho e personalização. Começando pelo desempenho, a Xiaomi desenvolveu uma nova arquitetura de sistema para melhorar a otimização do software presente nos seus smartphones.

Estas novidades farão com que a MIUI 14 utilize menos 23% de espaço no armazenamento do teu smartphone quando comparado com a MIUI 13. Adicionalmente, tornará as aplicações pré-instaladas mais eficientes e com melhor desempenho.

Por falar em aplicações pré-instaladas, a Xiaomi tomou decisões muito relevantes para que estas não sejam um fardo para os seus utilizadores. Além de trazer apenas 8 apps instaladas de fábrica, a MIUI 14 permitirá aos utilizadores desinstalar de forma fácil e intuitiva aquelas que ele não considere relevante.

Naturalmente que haverão exceções a esta regra, como é o caso de aplicações como o Telefone e Mensagens. Estas não serão suscetíveis de desinstalação por parte do utilizador, mas não quer dizer que não as possas substituir por outras semelhantes.

"Super ícones" é uma das novidades da MIUI 14

No capítulo da personalização da MIUI 14, uma das referências mais intrigantes do documento são os "Super ícones". Baseados nos temas do smartphone, estes darão nova vida ao ecrã principal do teu equipamento.

Temos também novos widgets quer permitirão novas combinações para melhor servirem as necessidades de cada utilizador. Terás ainda pastas no ecrã principal que contemplarão as aplicações usadas mais frequentemente.

És fãs de plantas ou de animais? Com a MIUI 14 poderás ter sempre um deles no ecrã principal do teu smartphone para te fazer companhia durante o dia.

Já no capítulo da privacidade, com a MIUI 14 haverão mais de 30 situações em que todos os dados estarão protegidos com encriptação de ponta-a-ponta. Além disso, os dados passarão a ser armazenados localmente.

A pesquisa nas Definições será alvo de algumas melhorias, como a implementação de um histórico. Agora, com a apresentação de categorias, será ainda mais fácil encontrar aquilo que procuras.

Para quem sofre de grande latência na sua ligação à internet, haverá a opção de criar uma ligação via dados móveis e Wi-Fi em simultâneo. Os tempos de conexão aos teus headphones e earphones serão mais célere e terás a opção de transferir chamadas entre o tablet e o smartphone.

Importa, por fim, sublinhar que estas novidades referem-se à versão chinesa da MIUI 14. Não é garantido que todas as novidades desta versão migrem para a versão global desta interface.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.