Alguns recordar-se-ão de que a Xiaomi submeteu uma patente para a criação de um smartphone dobrável ao estilo dos Huawei Mate X. Falo de um conceito em que o ecrã do equipamento não dobra para dentro, mantendo-se constantemente exposto às adversidades.
Sabemos agora, graças a Kuba Wojciechowski, que esse conceito de smartphone dobrável foi efetivamente desenvolvido pela Xiaomi. Contudo, por razões que se desconhecem, não foi lançado para o mercado.
Xiaomi tem um protótipo de smartphone dobrável com ecrã virado para fora
As imagens partilhadas no Twitter revelam um equipamento bastante semelhante aos dobráveis da Huawei. O formato de dobra do seu ecrã e até o posicionamento das suas câmaras são uma inequívoca alusão aos produtos da sua compatriota.
Esse conjunto fotográfico é constituído por quatro sensores alinhados verticalmente e conta ainda com o auxílio de um flash LED. No seu alinhamento está ainda um botão que permite "destrancar" o ecrã do smartphone.
Temos ainda imagens do interior deste protótipo revelando a presença de duas baterias, uma em cada lado do equipamento. A mais generosa do par conta com uma capacidade de 3500 mAh.
A fonte relata ainda que este protótipo de smartphone dobrável está equipado com o processador Snapdragon 855 e um modem Snapdragon X50 para comunicações 5G. Pormenores que revelam que este equipamento foi desenvolvido há já alguns anos.
Trata-se de um dos mais misteriosos projetos desenvolvidos pela Xiaomi com muito pouca informação a ter sido revelada publicamente. Aliás, foi produzido um número muito limitado de protótipos precisamente para evitar fugas de informação.
Não sabemos as razões que levaram a Xiaomi a não lançar este produto para o mercado. Aliás, não sabemos sequer se ainda existe algum interesse da parte da empresa para uma eventual comercialização deste conceito de smartphone dobrável.
Sabemos, sim, que a marca apostou num formato bem mais reconhecido e semelhante aos dobráveis da Samsung. Neste o ecrã dobra para dentro o que potencia a resistência e durabilidade deste importante componente.
Editores 4gnews recomendam: