Xiaomi e Leica: a parceria e inovação tecnológica em 4 pontos

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi apresentou recentemente a nova série Xiaomi 12S em "co-engenharia com a Leica". Esta série de produtos de imagem é o primeiro resultado da Parceria Estratégica em Tecnologia de Imagem entre a Xiaomi e a Leica. Infelizmente não chegará a Portugal.

Ainda assim, as soluções fruto desta sinergia devem contemplar gerações futuras de equipamentos Xiaomi a chegar também a Portugal. Desse modo, acreditamos que estes pontos aqui elencados sejam importantes e mereçam ser divulgados.

Xiaomi 12S Ultra

A propósito, e recordando a gama Xiaomi 12S, a série completa apresenta diferentes sistemas de imagem desenvolvidos conjuntamente pela Xiaomi e pela Leica. Têm lentes Leica Summicron e suportam perfis de imagem Leica. O objetivo é o de capacitar os criadores individuais a expressarem a sua criatividade, sem abdicarem do estilo autêntico das imagens Leica.

1. Imagens Leica autênticas e perfis de imagem Leica

#Xiaomi12SUltra has two photographic styles: Leica Authentic Look and Leica Vibrant Look.Creating a smartphone photography experience like never before. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/Wi5HhfNFRi

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

Em primeiro lugar, na nova era da fotografia mobile, a Xiaomi e a Leica criaram, em conjunto, um novo padrão de fotografia para smartphones. Assim, combinaram o profundo conhecimento da Leica sobre ótica, processamento e qualidade de imagem, com a experiência rica da Xiaomi em fotografia de computação para smartphones.

Xiaomi 12S Ultra

O resultado? Na série Xiaomi 12S em "co-engenharia com a Leica" oferece uma qualidade de imagem de smartphone sem precedentes, com cores que acompanham o aspeto e o toque da assinatura da Leica.

Mais ainda, a fim de ajudar a levar a tecnologia de imagem a novos limites, a Xiaomi e a Leica codesenvolveram lentes óticas sofisticadas. Como modelo topo de gama, o Xiaomi 12S Ultra, que utiliza as capacidades de conceção ótica de classe mundial da Leica no seu sistema de lentes.

Isto ao mesmo tempo que respeita os seus rigorosos padrões de teste de qualidade ótica e implementa a perícia da Xiaomi em miniaturização de componentes. Ou seja, tudo para assegurar uma resolução ultra-alta, elevada sensibilidade à luz, dispersão reduzida, e menor ruído de luz.

#Xiaomi12SUltra is equipped with three pro-grade cameras. Allowing you to capture the most stunning moments, anytime, anywhere. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/lXOokh9Uif

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

Em seguida, importa frisar que a câmara do Xiaomi 12S Ultra adota uma lente esférica 8P. Fá-lo para dar resposta às questões fotográficas comuns, tais como o excesso de luz, o ghosting e a aberração cromática.

De igual modo, o módulo da câmara Xiaomi 12S Ultra inclui também revestimento anti encandeamento de lentes. Isto bem como revestimento de tinta de borda de lente, material copolímero de olefinas cíclico e filtro de luz infravermelha com tecnologia de revestimento de spin. Assim, juntas, estas características oferecem uma imagem global mais clara e consistente em toda a lente.

#Xiaomi12SUltra's Leica professional optical lens includes the 8P aspheric high transmittance lens, ensuring unparalleled quality in every photo. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/w7S5UxdyCT

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

Além do design ótico avançado, a série Xiaomi 12S em "co-engenharia com a Leica" também utiliza perfis de imagem Leica. Aqui herdando a estética de imagem centenária da marca e reproduzindo o seu tom e estética com a ajuda de algoritmos de vanguarda.

Na prática, para o utilizador final, isto significa o acesso a dois modos fotográficos: O "Leica Authentic Look" e o "Leica Vibrant Look", ambos oferecendo maior liberdade criativa.

Xiaomi and Leica co-engineered imaging smartphone #Xiaomi12SUltra is the pinnacle of mobile photography, bringing you new professionalism! @leica_camera #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/jZqqmrdwMm

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

O modo "Leica Authentic Look" segue o imaginário natural pelo qual a Leica é conhecida. Ao reter a luz e o contraste de sombras, acrescenta uma sensação de profundidade tridimensional às fotografias. Isto com a excelência característica da luz e da estética de sombras comprovada pela Leica desde o início da sua história.

O modo "Leica Vibrant Look" reflete influências tanto da Xiaomi como da Leica. Combinando a experiência da Xiaomi na fotografia de smartphone com a estética líder da Leica, os fotógrafos podem esforçar-se por capturar a emoção do momento. Aqui simbolizando a exploração da Leica no espaço fotográfico de smartphone.

A série Xiaomi 12S em "co-engenharia com a Leica" traz o autêntico "Leica Image Look" a um smartphone.

2. Câmara profissional grande angular com um sensor super largo de 1"

#Xiaomi12SUltra features Sony's IMX989.The 1" ultra sensor allows for greater light absorption, meaning you can capture ultra-clear photos even in low-light settings. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/RljJYeDEIb

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

O Xiaomi 12S Ultra está equipado com um sensor da SONY, IMX 989 1", que implementa um conjunto de pixéis de Quad-Bayer com tamanhos individuais de pixel que atingem os 1.6μm.

Assim, quando se dá o encadeamento de pixéis, este sensor atinge 3.2μm. Ou seja, reduzindo o ruído, alargando o alcance dinâmico, aumentando a luz captada e alcançando melhores imagens em condições de pouca luz.

#Xiaomi12SUltra is #Android's first device to support @Dolby Vision HDR recording, meaning it captures awesomely vivid color with better contrast. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/TFNYX0PRqH

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

Em simultâneo, o Xiaomi 12S Ultra é o primeiro dispositivo Android a suportar a gravação e reprodução de vídeo em Dolby Vision HDR.

O Dolby Vision melhora a qualidade dos vídeos tornando as cores mais vivas. Assim criando uma relação de contraste mais nítida, e detalhes mais ricos, proporcionando-lhe uma qualidade de imagem vibrante e refinada.

HyperOIS helps you smoothly capture moving subjects, always giving you the perfect shot. #Xiaomi12SUltra #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/uMXfFFZTdV

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

Este smartphone - Xiaomi 12S Ultra - utiliza ainda HyperOIS para um desempenho ultra estável. Aqui oferecendo uma compensação contínua do movimento durante a gravação de vídeo.

O HyperOIS utiliza o intervalo entre dois fotogramas para conduzir o motor OIS à sua posição original. Assim, dando a cada fotograma uma gama completa e eficaz de estabilização.

Xiaomi 12S Pro

Tanto o Xiaomi 12S como o Xiaomi 12S Pro apresentam o IMX 707 da SONY como o seu sensor primário. Componente que incorpora um grande sensor e grandes pixéis, a 1/1,28 polegadas e 2,44μm após o encardimento dos pixéis.

Na prática, com o apoio da AI Image Solution e do ProFocus da Xiaomi, estes sensores conseguem um arranque rápido em captura e captura contínua.

Xiaomi 12S

Além disso, estes dispositivos suportam um modo de disparo ultrarrápido de 30fps e capacidades de fotografia com baixa luminosidade. Ademais, também implementam a fotografia All-scene nas suas câmaras, facilitando a captura do momento decisivo.

A série Xiaomi 12S em "co-engenharia com a Leica" foi também concebida para ser mais amiga do fotógrafo em pós-produção. Toda a série suporta o formato RAW de 10 bits, calibrado pela Adobe Labs com meta-dados de correção de cor incorporados nos ficheiros.

Xiaomi 12S

Ao utilizar o Adobe Lightroom para abrir fotografias tiradas na série Xiaomi 12S, o software Adobe Camera RAW otimizará automaticamente as fotografias com base em meta-dados. Assim, proporcionando aos fotógrafos profissionais um bom ponto de partida para a pós-produção.

3. Um smartphone, dois chips Xiaomi Surge

The proprietary Xiaomi Surge G1 and P1 chipsets create a whole new battery management system.Extending battery life, accurately calculating charging time, and improving overall battery performance. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/hr2jBRTOPX

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

O Xiaomi 12S Ultra em "co-engenharia com a Leica" é o primeiro modelo emblemático a ser equipado com dois chips da Xiaomi Surge. Temos, com efeito, o Xiaomi Surge P1 chipset de carga rápida e Xiaomi Surge G1 chipset de gestão de baterias.

Ambos prometem grandes melhorias na gestão de baterias e na experiência geral do utilizador.

The surprises don't end there.Enjoy #Xiaomi12SUltra's elite charging experience, it has a silicon-oxygen anode 4860mAh battery and three fast-charging options. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/ToDkp86N3f

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

O Xiaomi 12S Ultra suporta o carregamento rápido com fios de 67W, o carregamento rápido sem fios de 50W e o carregamento sem fios invertido de 10W. No núcleo do Sistema de Gestão de Baterias Xiaomi Surge, encontra-se uma bateria de 4 860 mAh de célula única e um chipset de carga rápida Xiaomi Surge P1.

Este chip também suporta até uma corrente de saída de 16A, com uma eficiência de conversão de 96,8%. Além disso, o Xiaomi Surge G1 oferece uma série de algoritmos de gestão de bateria. Aqui incorporando algoritmos de gestão de bateria desenvolvidos para proteger a segurança no funcionamento da bateria. Também ajuda a monitorizar a carga para prever com precisão a vida útil disponível da bateria do dispositivo.

O Xiaomi 12S Ultra também suporta carga adaptativa para evitar a sobrecarga da bateria, aumentando assim o número de ciclos de carga em 25%.

O Xiaomi 12S Pro apresenta o chipset de carga rápida Xiaomi Surge P1 e suporta o carregamento com fio de 120 W, o carregamento sem fio de 50 W. O modelo tem uma bateria de uma única célula de 4 600 mAh. Por outro lado, o Xiaomi 12S oferece carregamento com fio de 67 W, carregamento sem fio de 50 W, e uma bateria de 4 500 mAh.

4. Desempenho e exibição de topo

#Xiaomi12SUltra features the flagship #Snapdragon® 8+ Gen 1 chipset, adopting the most advanced TSMC 4nm process technology. This breakthrough in performance will bring an incredible experience to all of you. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/hQW3DEeFoN

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

A nova série topo de gama Xiaomi 12S em "co-engenharia com a Leica", está equipada com o Snapdragon 8+ Gen 1, construído com base no processo TSMC 4 nm.

Em comparação, com o Snapdragon 8 Gen 1, este Snapdragon 8+ Gen 1 tem uma área central 21% mais pequena, teve uma melhoria de 10% no desempenho do CPU e GPU. Tem ainda uma melhoria de 30% na eficiência energética.

Isto não só reduz significativamente o consumo de energia da série Xiaomi 12S, como também permite uma menor emissão de calor e consumo de energia em cenários de computação de alta carga.

The all-new 3D cooling system is an innovative technology inspired by the way plant leaf veins absorb water, improving thermal conductivity on #Xiaomi12SUltra by 100%. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/3x3NLkc2ZG

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

O Xiaomi 12S Ultra está equipado com um sistema de dissipação de calor totalmente novo, semelhante ao mecanismo biológico que as folhas de uma planta podem utilizar para absorver água.

Tem uma bomba de refrigeração tridimensional concebida com uma série de canais, que utilizam uma rede capilar para bombear ativamente líquido de refrigeração condensado no lado oposto das áreas quentes.

Assim, melhorando consideravelmente a eficiência e aumentando a condutividade térmica de uma única unidade em 100%, em comparação com os sistemas tradicionais de dissipação de calor de VC.

#Xiaomi12SUltra features a WQHD+ 6.73" AMOLED display, Xiaomi's best display yet. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/tYtrK0wLy5

— Xiaomi (@Xiaomi) 4 de julho de 2022

Tanto o Xiaomi 12S Ultra como o Xiaomi 12S Pro apresentam um ecrã a cores AMOLED de 6,73" com material E5 luminescente com pico de brilho de 1500 nits. Tem uma resolução de 2K, uma gama de cores P3, e AdaptiveSync Pro de 1-120Hz.

O Xiaomi 12S é ligeiramente mais compacto, com apenas 6,28", e também suporta a apresentação da gama de cores P3, HDR10+, e AdaptiveSync 120Hz.

A Xiaomi irá disponibilizar a Xiaomi12S Series exclusivamente na China Continental. Todavia, a fabricante garante que a parceria estratégica em tecnologia de imagem terá impacto a longo prazo, não se irá resumir apenas a esta série e terá impacto nos restantes mercados internacionais da Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com