Xiaomi Dragon Crystal Glass: a razão da sua resistência

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Xiaomi 14 Pro exibe um novo vidro protetor interno que tem suscitado alguma curiosidade entre os seguidores da marca.

Tudo porque, de acordo com a marca chinesa, este será o vidro mais resistente e durável do mercado. Neste artigo explicamos a razão da sua resistência.

Xiaomi Dragon Crystal Glass é mais resistente que o vidro presente nos iPhones

Explica a Xiaomi que o novo vidro é feito com uma combinação dos seguintes materiais: óxido de lítio, dióxido de silício, óxido de alumínio, óxido de zircónio, pentóxido de fósforo e óxido de sódio.

Todos estes materiais passam por um tratamento com temperaturas superiores a 1600º durante 100 horas. O resultado deste processo é a formação de cristais, com um tamanho nanométrico, dentro do próprio vidro. E é a estrutura interligada formada por estes cristais que fornece uma maior resistência ao novo vidro da Xiaomi.

Para efeitos de comparação, o Dragon Crystal Glass da Xiaomi apresenta uma dureza de Vickers de 860 HVO.025 enquanto o Kunlun Glass 2 da Huawei tem 830 HVO.025 , o Apple Ceramic Shield Glass 814 HVO.025 e, por fim, o Corning Gorilla Glass Victus 2 670 HVO.025.

A Xiaomi vai ainda mais longe e garante que o seu novo vidro protetor consegue ser de até 10x mais resistente à queda que qualquer outro atualmente disponível no mercado.

Melhor: esta resistência não afeta a qualidade de imagem. Tudo porque o vidro da Xiaomi é também transparente, graças ao diâmetro das partículas microcristalinas internas estarem distribuídas de forma uniforme.

Xiaomi Dragon Crystal Glass testado em vídeo

Entretanto, a Xiaomi já disponibilizou um vídeo que mostra o seu novo Dragon Crystal Glass a ser testado. Nas imagens, gentilmente cedidas pela Matrix Life, são efetuados dois testes à resistência do material.

No primeiro, dois vidros são lançados um contra o outro, exatamente com a mesma intensidade de força. O resultado é que o Dragon Crystal Glass sobrevive sem um arranhão sequer enquanto o outro vidro parte-se imediatamente no embate.

O segundo teste coloca os dois vidros a passarem por uma superfície irregular a alta velocidade. Mais uma vez, o vencedor é o novo vidro da Xiaomi que não fica com qualquer marca.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt