Xiaomi desacelera e fica mais longe da Apple e Samsung no mercado mobile

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mercado mobile continua em declínio no que a vendas diz respeito. Segundo os mais recentes dados da Canalys, os envios de smartphones a nível global caíram 12% no primeiro trimestre de 2023 face ao período homólogo.

Este declínio levou a uma queda nas vendas pelo quinto trimestre consecutivo. A inflação continua a fazer estragos nas vendas de smartphones e isso verifica-se, segundo esta fonte, maioritariamente no segmento de gama baixa.

Fonte: Canalys
Envios globais de smartphones no primeiro trimestre de 2023. Fonte: Canalys

Como se verifica pelas quotas de mercado a Xiaomi baixa de 13% para 11% face ao período homólogo. E isso significa que está mais longe da Apple e Samsung, que estão taco a taco neste trimestre.

Samsung
Envios no mercado mobile entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2023. Fonte: Canalys

A empresa de Cupertino foi líder no último trimestre de 2022, mas agora regressa à segunda posição com 21% de quota de mercado. Quem regressa à liderança é a Samsung, que registou uma quota de mercado de 22%.

É bom realçar, no entanto, que a Samsung é afetada por este declínio do mercado. Há um ano tinha uma quota de mercado de 24%, tendo agora os referidos 22%. Já a Apple, em sentido contrário, tem agora 21% contra os 18% de quota de mercado de há um ano.

Envios de smartphones a nível global no primeiro trimestre de 2023. Fonte: Canalys
Envios de smartphones a nível global no primeiro trimestre de 2023. Fonte: Canalys

A Oppo mantém-se na quarta posição, tendo agora uma quota de mercado de 10%. Quem se mantém na quinta posição é também a Vivo, com 8% de quota de mercado.

As marcas têm assim de lidar com uma baixa procura, que acaba por baixar os seus níveis de produção. Mas a Canalys afirma que existem sinais de que neste segundo semestre de 2023 o mercado mobile pode continuar a recuperar.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.