Nos últimos dias, ficamos a conhecer o estado atual do mercado dos smartphones dobráveis. Através de um relatório recente da CounterPoint Research, foi possível observar que o setor está num momento de desaceleração.
Conforme conseguimos observar na imagem em baixo, houve um crescimento de apenas 3% no setor, de 2023 para 2024. Se olharmos para a evolução de 2024 para 2025, a situação piora, na medida em que houve um decréscimo a rondar os 4% (via Xiaomi Time).

Apesar da queda, a Xiaomi é uma das empresas em destaque
Embora o setor dos telemóveis dobráveis esteja a cair, conseguimos ver que há algumas marcas que estão em claro crescimento nesta área. Uma delas é a Xiaomi, que, em 2024, apresentou uma subida de 108% nas vendas.
É um valor bastante significativo e que dá boas perspetivas para o futuro. No mesmo seguimento, esteve a Honor, com um crescimento bastante similar de 106%. No entanto, atenção: a Xiaomi e a Honor não foram as marcas que mais cresceram.

A Motorola, por exemplo, conseguiu bem mais do dobro das marcas anteriormente referidas. No ano transato, verificou-se uma melhoria de 253%, na sua performance de vendas. Números verdadeiramente impressionantes e que auguram um futuro risonho para a Motorola, neste área.
Importa ainda fazer uma menção honrosa à Huawei e à Vivo que cresceram, respetivamente, 54% e 23%. Pelo lado oposto, destaca-se a Samsung que deu um “tombo” de vendas na ordem dos 33%. A Oppo caiu de forma ainda mais evidente, em cerca de 72%.
E para 2025, o que se antevê?
Perante este cenário de desaceleração, é previsível que o ano de 2025 siga uma tendência semelhante. É essa a previsão da CounterPoint Research, que acredita num potencial crescimento negativo, este ano.
Ainda assim, não é expectável que assim seja sempre. Segundo o mesmo meio noticioso, a analista Jene Park acredita que esta queda reflete uma redefinição de estratégia no mercado, antes de um crescimento grande em 2026.
Um dos grandes fatores que pode levar a essa subida em 2026 é a possível entrada da Apple. Resta esperar para ver se alguma destas previsões se verifica mesmo.