Ainda que os smartphones topo de gama continua a ser as grandes estrelas e recebem um maior foco durante os eventos das fabricantes, não há dúvida que o segmento gama-média continua a ganhar cada vez mais destaque. Este destaque é facilmente justificado pelo grande avanço nas tecnologias que apresentam, evolução na sua performance e constante luta de preços entre as muitas marcas.
Agora, a plataforma AnTuTu revelou a classificação dos smartphones Android gama-média mais potentes da atualidade, onde a Xiaomi continua a dominar a concorrência através da sua subsidiária. As duas posições cimeiras são ocupadas pelo Redmi 10X Pro e Redmi 10X, sendo o pódio fechado pelo Honor 30.
MediaTek continua a não hipótese à Huawei e Qualcomm neste feroz segmento gama-média
A Qualcomm continua a ser a fabricante de processadores favorita da maioria dos utilizadores, mas cada vez mais, fica claro que a MediaTek tem muito para oferecer. Especialmente no segmento gama-média, já há algum tempo que a empresa demonstra a capacidade de performance dos seus chips.
Na tabela classificativa de outubro, são os processadores Kirin da Huawei que marcam mais presenças (6), mas é a MediaTek com o Dimensity 820 que leva a medalha de ouro e prata.
No fim, temos a Qualcomm que, apesar de apresentar performances bastante satisfatórias com o Snapdragon 765G e 768G, continua a não conseguir chegar aos calcanhares da sua rival.
Vale também realçar outra tendência bastante interessante. Em outubro de 2020, o TOP 10 de smartphones gama-média mais potentes conta apenas com modelos 5G, demonstrando que a adesão por parte das fabricantes foi tão boa quanto seria desejado.
Já há algum tempo que a MediaTek tem dominado este segmento de mercado e, ainda que seja esperada uma resposta à altura por parte da Qualcomm, esta tarda em chegar. Analisando os resultados de outubro, parece que quem está mais perto de fazer frente à empresa de Taiwan é mesmo a Huawei.
Editores 4gnews recomendam:
- Nokia 10 PureView: primeiros detalhes são desvendados
- Será este o ecrã do novo Xiaomi barato? Esta imagem revela-o
- Samsung Galaxy Note 20 FE confirmado acidentalmente pela empresa